Lucas Nazário, CEO da Knewin. Foto: divulgação.

A Knewin, startup catarinense de soluções para relações públicas e marketing, recebeu um aporte de R$ 40 milhões em rodada liderada pela gestora de private equity Oria Capital.

Fundada em 2011 em Florianópolis, a Knewin oferece um portfólio de soluções de business intelligence e data analytics, monitorando mais de 1 milhão de veículos de imprensa, além de redes sociais e análise de concorrência e de reputação de marca.

Segundo a empresa, ela é a maior PRTech em faturamento da América Latina, contando com cerca de mil clientes de diversos segmentos em quatro países. 

Além disso, a Knewin já fez dez aquisições desde 2016: Informa Brasil, Zubit, Oficina de Clipping, Myclipp, DataClip, Editorial Link, Varjão Clipping, Monitori, MITI e Plugar.

Atualmente, a startup conta com mais de 200 colaboradores e escritórios em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Salvador, Miami, Cidade do México e Bogotá.

“A Knewin é um player único, com uma plataforma de tecnologia ímpar em uma indústria de relações públicas altamente fragmentada e de mão-de-obra intensiva, sem um líder regional claro. O setor está maduro para a consolidação na América Latina", avalia Jorge Steffens, sócio-fundador da Oria Capital.

Com o novo aporte, a empresa deve apostar principalmente em novas aquisições, além de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), novas soluções e incremento do uso de inteligência artificial no portfólio.

"A entrada da Oria sustentará o próximo ciclo de crescimento da Knewin, garantindo novas aquisições para consolidação do setor de PRTech da América Latina, implementação de um vasto roadmap de soluções baseadas em inteligência artificial e fortalecimento da nossa liderança de mercado", afirma Lucas Nazário, CEO da Knewin.

A Oria fará parte do conselho de administração da Knewin por meio de um membro a representando diretamente, além de indicar outro participante independente.

O negócio é o terceiro realizado pelo Fundo Oria Tech III, cujo portfólio deve ser composto por seis a oito empresas de tecnologia enterprise, e representa o primeiro investimento do fundo em uma PRTech.

Fundada em 2009, a Oria Capital é uma gestora de private equity focada em tecnologia B2B com mais de R$ 1 bilhão de ativos sob gestão. A empresa já liderou 40 transações em tecnologia, movimentando mais de R$ 2 bilhões na América Latina com IPOs, follow-ons e M&As.