NA MOITA

Locaweb compra parceira da Shopify

05/03/2021 11:48

Samurai é grande parceira da Shopify da América Latina. Locaweb foi discreta.

Locaweb ficou atrás da moita sobre aquisição. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A Locaweb pagou R$ 9,8 milhões para comprar a  Samurai Experts, uma companhia paulista fundada em 2019 que afirma ser a maior parceira da plataforma de comércio eletrônico Shopify na América Latina.

Curiosamente, a Locaweb, que sempre divulga suas aquisições, optou por manter essa um pouco mais na moita, fazendo apenas o comunicado obrigatório ao mercado, sem avisar a imprensa como fez em oito aquisições depois de abrir capital na bolsa em fevereiro de 2020.

Outra curiosidade é que o comunicado ao mercado da Locaweb não menciona em nenhum momento o nome Shopify, o que é uma informação em letras garrafais no site da adquirida.

No seu texto, a Locaweb descreve a Samurai em termos genéricos, falando em “expertise um ecossistema de aplicativos compatível com diversas plataformas do mercado para otimização de resultados de lojas virtuais”.

Os fundadores e 40 funcionários da Samurai agora integram a área de comércio eletrônico da Locaweb, na qual a empresa chave é a plataforma de e-commerce Tray, que inclusive fechou a compra.

Os três sócios da Samurai incluem Nasser Silveira, ex-LinkApi e Enext Consultoria e Renan Chabbuh, ex-diretor de ecommerce do Atacado.com, um portal site de comércio eletrônico com foco em conectar os pólos de têxteis com as chamadas "sacoleiras", além de Lucas Nakamura Alves da Silva, sobre quem a reportagem não descobriu nada.

O interessante agora é especular porque a Locaweb não divulgou a compra. 

Uma hipótese seria o valor, baixo em relação a aquisições anteriores. Mas até aí, a Locaweb já divulgou compras sem falar em valores, o que normalmente se faz no caso de cifras pouco impressionantes.

O mais provável é que a decisão de não dar mais visibilidade ao negócio se deva ao fato da Samurai ser uma parceira da Shopify, uma líder mundial em plataforma de e-commerce com faturamento de US$ 1,5 bilhão em 2019.

Agora ainda não dá para saber, se o motivo é porque a Locaweb não quer sinalizar que vai entrar no mercado Shopify, ou porque pretende mudar o foco da Samurai para trabalhar com seus próprios produtos.

Seja como for, a Locaweb está construindo uma oferta forte de soluções para e-commerce, tendo pago em fevereiro R$ 26,5 milhões pela Dooca, uma plataforma gaúcha de e-commerce.

Antes, a Locaweb já havia comprado a solução de pagamentos Yapay, as integrações de marketplace da Ideris, as soluções de logística com o Melhor Envio, as APIs de pagamentos recorrentes da Vindi e soluções de marketing digital com a Social Miner e All In.

Com a nova compras a Locaweb totaliza nove aquisições depois de abrir capital na bolsa em fevereiro de 2020.

A maior delas foi a da Vindi, uma empresa de software as a service (SaaS) que processa e faz a gestão de pagamentos recorrentes com clientes como Exame, Empiricus e Resultados Digitais, por R$ 180 milhões.

Muitas outras compras devem vir pela frente. 

Em fevereiro de 2020, a Locaweb revelou que tinha uma lista de compras com 107 empresas e já está em conversas com 36 delas para fechar possíveis fusões e aquisições.

Fundada no final dos anos 90 pelos primos Gilberto Mautner e Claudio Gora, a Locaweb tem 60% da sua receita vinda de hospedagem de sites, mercado no qual é líder no país com 21,6% de share, bem à frente do segundo player, a Hostgator, com 8%; e do UOL, com 6,6%.

A companhia fechou 2019 com um faturamento de R$ 385,7 milhões, uma alta de 22,5% frente aos resultados do ano anterior. O lucro líquido ajustado foi de R$ 28,2 milhões, uma alta de 48,4%.

O segmento de e-commerce teve o melhor desempenho, com uma alta de 46,5% no faturamento.

No total, a Locaweb possui mais de 1,5 mil funcionários, quase 400 mil clientes e 19 mil desenvolvedores parceiros.

Veja também

MOVIMENTO
Alvo de compra, RD Station promete comprar

Disputada por Locaweb e Totvs, RD anuncia planos. É o famoso mexican standoff.

BOMBANDO
E-commerce cresce 75% no Brasil em 2020

Relatório da Mastercard mostra o tamanho do crescimento proporcionado pelo coronavírus.

AQUISIÇÕES
Locaweb compra Credisfera e Dooca

Fintech e plataforma de e-commerce custaram R$ 53,1 milhões.

PDV
Locaweb compra ConnectPlug

Esta é a primeira aquisição da companhia em 2021 e a sexta desde o IPO, em fevereiro do ano passado.

CHUVA DE APORTES
Startups brasileiras captaram US$ 3,5 bilhões em 2020

De acordo com o estudo Inside Venture Capital Brasil, ano foi o melhor da história do setor.

BOLSA
Neogrid levanta R$ 486,5 milhões

Maior parte do dinheiro captado no IPO deve ser usado em fusões e aquisições.

SÉRIE
Locaweb compra Melhor Envio por R$ 83 milhões

Quinta compra no ano, segunda no mês de dezembro. A lista ainda é longa.

RUMOS
AWS, pronta para aceitar o multicloud?

Líder de mercado muda de postura e vai facilitar o uso de outras nuvens em conjunto com a sua.

TENDÊNCIA
B3 vai virar a Nasdaq?

Uma fila de startups se prepara para fazer IPOs na bolsa brasileira.

BOLA DENTRO
Penalty: e-commerce em casa com VTEX

Marca trocou de plataforma e estratégia de gestão operacional, que antes era da FutFanatics.

MERCADO
Magazine Luiza compra VipCommerce

Empresa possui uma plataforma de e-commerce white label com foco no varejo de alimentos.

ESPORTE
Grupo SBF compra NWB por R$ 60 milhões

Com rede de canais esportivos, dona da Centauro aposta na interação do conteúdo com suas marcas.

RESULTADOS
Marketing digital e futuro: o que vem por aí?

Mais do que nunca, as marcas precisam focar em gerar as melhores experiências virtuais possíveis.

MÓVEIS
MadeiraMadeira integra pagamentos com DB1

Clientes agora podem fazer pagamento na loja física enquanto compram no e-commerce.

EXCLUSIVO
ABB cria marketplace com Magento

Companhia buscava por fornecedor que tivesse integração com soluções como SAP e Mirakl.