Foto: divulgação
A Yamaha Motor investiu R$ 9,4 milhões na Arpac Drones, uma fabricante de drones brasileira especializada em equipamentos para a área agrícola.
Com os novos recursos, a Arpac pretende aumentar sua capacidade operacional e investir no desenvolvimento de tecnologia.
Fundada em 2014 pelo ex-piloto de aviação Eduardo Goerl, a startup desenvolve e opera drones para o monitoramento de lavouras e aplicação de insumos químicos utilizando inteligência artificial.
Goerl foi piloto de companhias aéreas durante 10 anos e anteriormente pilotava aviões agrícolas, quando sofreu um acidente grave. O ocorrido serviu como inspiração para a fundação da empresa.
“Após 10 anos trabalhando com companhias aéreas, resolvi começar a fabricar drones que pudessem levar defensivos agrícolas para as plantações, meu objetivo é salvar esses pilotos que sofrem acidentes no setor”, conta Goerl.
No início, o empreendedor buscava criar um drone com a capacidade de carregar até 60 quilos, enquanto os principais do mercado na época, carregavam somente cerca de 20 a 30 gramas.
“Fui para a China, Coréia e comprei alguns equipamentos. Montei um ‘frankenstein’ mas serviu de teste e funcionou, a gente conseguiu fazer um drone carregar até 60 kg em uma época que um drone levava só uma câmera GoPro”, relata Goerl.
A invenção gerou o interesse de grandes empresas. Em 2017 a Arpac recebeu o primeiro investimento no valor de R$ 250 mil da Agrostart, entre a aceleradora ACE e a BASF, empresa alemã de químicos com forte presença no agronegócio.