Cláudio Coutinho, presidente do Banrisul. Foto: David Pires.

O Banrisul acaba de lançar uma integração com os portais do Governo Federal e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, na qual os clientes do banco poderão acessar os serviços públicos com o mesmo login e senha da conta corrente.

A integração foi viabilizada por meio do acordo de cooperação técnica entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, ao qual o banco foi o primeiro regional a formalizar a adesão.

Até agora, somente o Banco do Brasil havia implantado o login único, que é utilizado desde abril de 2020. No Banrisul, a novidade será disponibilizada às 13h da próxima sexta-feira, 6, para todos os clientes da instituição financeira.

Na prática, quando o usuário entrar em um dos sites e clicar no entrar, aparecerá um ícone do Banrisul, como já acontece com o BB. Clicando no ícone, a página usual de login do banco é aberta para que as credenciais sejam inseridas e o acesso, liberado.

Segundo o banco, os mecanismos de segurança serão os mesmos utilizados para as suas transações financeiras.

“O Banrisul tem um complexo sistema de certificação interna, de forma que transforma essa operação em uma operação muito segura”, garante Cláudio Coutinho, presidente do Banrisul.

Além disso, todo tráfego de informação é criptografado, ou seja, esses dados não podem ser acessados e o cidadão deve explicitamente dar o consentimento, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados, da utilização da sua credencial para fins de serviço público.

“Esta solução que apresentamos aos bancos de todo o país permite que ampliemos ainda mais a quantidade de usuários dos serviços digitais, simplificando o acesso e com elevada segurança para o cidadão”, afirmou Luis Felipe Monteiro, secretário de governo digital do Ministério da Economia.

O portal gov.br concentra 3941 serviços e o rs.gov.br conta com 618, compreendendo as mais diversas categorias, desde agricultura até turismo, passando por assistência social e educação, por exemplo.

“É um dever do Estado promover ações de desburocratização e empreender todos os esforços para atender os cidadãos da forma mais fácil e conveniente possível. Esta é, sem dúvida, uma medida que caminha nesse sentido, destacou Claudio Gastal, secretário estadual de planejamento, governança e gestão.

O Banrisul fechou 2019 com um lucro líquido de R$ 1,34 bilhão, um aumento de 28,2% em comparação com o ano anterior.

No primeiro semestre de 2020, 75% das transações do banco foram realizadas pelos seus meios digitais, número que representa 170 milhões de operações, uma média de 948 mil por dia.