Paraisópolis tem cerca de 100 mil moradores. Foto: Flickr
A Americanas e o Google anunciaram o piloto do projeto Plus Codes, onde serão oferecidos endereços digitais aos moradores de Paraisópolis, maior comunidade da cidade de São Paulo com 100 mil moradores. O projeto é fruto de uma parceria do G10, organização sem fins lucrativos que une empreendedores das favelas e a Favela Brasil Xpress, startup especializada em e-commerce nas comunidades.
De forma gratuita, o endereço oferecido é baseado em código aberto, semelhante a códigos postais que indicam a localização dos moradores, mas em coordenadas informadas no GPS e integrados ao Google Maps e Waze.
Assim, moradores de Paraisópolis poderão compartilhá-los com outras pessoas e utilizá-los em qualquer serviço compatível com a tecnologia como o recebimento de compras online.
Em áreas como Paraisópolis, não há um serviço de código postal e numeração nas casas, dificuldades às quais se soma um alto risco de roubo de cargas pela presença do crime organizado.
Assim, os moradores das favelas geralmente estão fora do mapa das empresas de logística, o que dificulta a entrega de produtos.