APIs ajudam um sistema a conversar com outro. Foto: Pexels.

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A Via (antiga Via Varejo) fechou um projeto com a Engineering para desenvolver um sistema visando gerir as APIs da gigante do varejo, dona de marcas como Casas Bahia, Ponto, Extra.com e Bartira.

As chamadas interfaces de programação de aplicações, ou APIs, são softwares pelos quais os sistemas de uma empresa podem conversar com outros fora dela de maneira segura. 

É um tema bastante técnico, mas que tem consequências práticas, na medida em que grandes organizações abrem acesso ao seus sistemas visando alavancar sua presença digital com aplicativos, por exemplo.

No caso da Via, a gestão de APIs será chave nas diversas integrações que acontecerão como consequência do programa Via Next de parcerias e investimentos em startups, para os quais a empresa acaba de anunciar um fundo de R$ 200 milhões em cinco anos.

Com a solução desenvolvida pela Engineering, a Via conseguiu reduzir quase 500 horas mensais de desenvolvimento interno, além de padronizar e agregar segurança aos processos.

A empresa tem o desafio adicional de ter diferentes grandes marcas, somando uma receita de R$ 28,9 bilhões em 2020, mesmo com os problemas causados pela pandemia.

Do total, 48,5% foram vendas online, o dobro do ano anterior.

Parte importante da estratégia de futuro é ser um marketplace, no qual outros vendedores podem oferecer produtos, o que aumenta a importância de coisas como gestão de APIs.

“Neste momento, estamos avançando para habilitar a implementação da plataforma de APIs às integradoras do nosso marketplace, permitindo o cadastramento de seus produtos de forma automática, o que vai otimizar o processo de on boarding na Via. Além disso, estamos preparando nossa plataforma aberta para ser disponibilizada externamente”, explica Vagner Guedes, gerente de arquitetura da Via.

Com mais de 40 anos de atuação, a italiana Engineering tem presença na Europa, América do Norte e América Latina, com mais de 12 mil profissionais e projetos em mais de mil clientes. No Brasil desde 2008, atende mais de 150 empresas no país.

A companhia conta com 850 funcionários nos escritórios de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Santo André, além de ter presença na Argentina, Estados Unidos e Europa.