O produto mede a temperatura corporal e identifica se as pessoas estão utilizando a máscara facial corretamente. Foto: divulgação.
O Catuaí Shopping Londrina, localizado na cidade paranaense com cerca de 575 mil habitantes, implantou controladores de acesso por leitura facial da Intelbras, fabricante de equipamentos de segurança, redes e telecomunicações, para controlar o acesso ao empreendimento.
Os produtos, que utilizam inteligência artificial, foram colocados em todas as entradas do centro de compras no segundo semestre de 2020.
A proposta é realizar o controle de acesso sem contato físico e evitar aglomerações, além de medir a temperatura corporal e identificar se as pessoas estão utilizando a máscara facial de forma correta para prevenir o contágio do novo coronavírus.
Antes do uso das soluções térmicas, o shopping alocava funcionários em cada acesso para aferir a temperatura dos clientes, o que agora é acompanhado à distância e permite a realocação dos funcionários para tarefas mais estratégicas.
Ao serem geradas pelos controladores de acesso, as imagens são enviadas para a central de monitoramento do shopping, onde é feito o acompanhamento dos acessos em tempo real.
Caso algum cliente esteja com febre ou usando a máscara incorretamente, por exemplo, é gerado um alarme pop-up na central e o funcionário pode acionar o segurança mais próximo para resolver a situação.
As imagens geradas são gerenciadas de forma unificada pelo Software Defense IA, que controla as permissões de acesso de usuários e prepara relatórios de contagem de pessoas, mapa de calor, tempo médio em fila, entre outros dados, para o departamento de segurança do centro de compras.