SAÚDE

Santa Casa de Porto Alegre registra anestesia com Anestech

Solução desenvolvida com IA e machine learning controla dados anestésicos integrados ao prontuário.

17 de dezembro de 2025 - 15:39
Santa Casa de Porto Alegre - Foto: Divulgação

Santa Casa de Porto Alegre - Foto: Divulgação

A Santa Casa de Porto Alegre, um dos maiores complexos hospitalares do Brasil, digitalizou o seu registro de anestesia com a solução da Anestech, healthtech especializada em soluções para gestão de centros cirúrgicos.

Devido ao alto fluxo de pacientes e à grande quantidade de procedimentos cirúrgicos realizados, o hospital optou por adotar um sistema de registros anestésicos que garanta maior rastreabilidade, transparência e segurança às pessoas atendidas.

Segundo a instituição, a solução denominada AxReg ajuda a gerenciar, registrar e analisar dados de forma digital, auxiliando na segurança do paciente, na eficiência do centro cirúrgico, no faturamento e na conformidade com padrões de qualidade e regulamentações.

Integrada ao prontuário eletrônico e com captura de dados em tempo real, a plataforma contribui para a redução de falhas de comunicação, além de apoiar decisões clínicas de enfermeiros e equipes cirúrgicas envolvidas no perioperatório.

Os dados registrados e monitorados, como medicações administradas, tempos de sala e eventos relevantes desde o preparo até a recuperação, alimentam painéis e relatórios que podem ser utilizados por equipes assistenciais e gestores na tomada de decisão diária.

Com estas informações, é possível acompanhar a ocupação de salas e tempos de giro entre cirurgias; atrasos, cancelamentos e reprogramações; duração de procedimentos por especialidade; permanência em sala de recuperação; necessidade de suporte intensivo; e obter auxílio em futuras pesquisas.

Com 217 anos de história, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre conta com nove hospitais, mais de 1.260 leitos, 3 mil médicos e aproximadamente 8,8 mil colaboradores.

Atuando como instituição filantrópica e contratada pelo SUS, sendo uma das principais prestadoras de serviço ao sistema público no país, o complexo hospitalar também atende convênios e particulares.

A Santa Casa realiza procedimentos de média e alta complexidade, tendo registrado no último ano 56.039 pacientes cirúrgicos, exceto partos, e 133.956 procedimentos cirúrgicos, exceto partos.

Fundada em 2012 em Florianópolis, a Anestech atua com soluções tecnológicas para anestesiologia e gestão perioperatória em hospitais e clínicas, com foco em segurança do paciente, eficiência clínica e uso de dados digitais na anestesia.

Sua principal solução, a AxReg, foi desenvolvida com uso de inteligência artificial e machine learning e atende clientes como Rede Ímpar, Mater Dei, Dasa, Rede Santa e Hospital Tacchini Bento Gonçalves.