Muitos profissionais da marca já trabalharam dentro da sede do Nubank, em São Paulo. Foto: divulgação.

O Nubank anunciou a aquisição da Plataformatec, companhia especializada em engenharia de software e metodologias ágeis. 

De acordo com o site Computerworld, a fintech já tinha projetos com a Plataformatec e muitos profissionais da marca já trabalharam dentro da sede do Nubank, em São Paulo.

O valor da compra não foi informado. 

Com a aquisição, o objetivo é assimilar o time da empresa com 50 profissionais de engenharia, software e metodologias ágeis, que agora devem trabalhar no desenvolvimento dos produtos do Nubank.

Outros unicórnios brasileiros também aderiram à prática de buscar profissionais comprando as empresas nas quais eles trabalham, conhecida como acqui-hiring. 

No ano passado, a Loggi adquiriu o empreendimento de inteligência artificial WorldSense e a Gympass comprou a Flaner recentemente pelo mesmo motivo.

"Em um cenário nacional de falta de mão de obra qualificada para áreas de tecnologia, a chegada desses profissionais é bastante estratégica para fortalecer o caminho de expansão do Nubank”, afirmou a marca em comunicado para o Computerworld.

Segundo o site, o Nubank quer expandir em 50% a base de clientes brasileiros, alcançando 30 milhões de pessoas.

Além das estratégias de expansão, a fintech também deve utilizar o novo time para criação de novos produtos e engajamento dos clientes atuais.

O banco digital também pretende investir em novos produtos, como o serviço de empréstimo pessoal para clientes da NuConta e a expansão internacional.

Ainda neste trimestre, a marca deve lançar seu cartão de crédito no mercado mexicano. O Nubank também possui operação na Argentina e Alemanha.

Segundo o computerworld, a fintech possui 2,5 mil funcionários, sendo 500 deles do time de engenharia. 

Com a base de clientes crescendo em um ritmo de 50 mil por dia. o Nubank já captou US$ 820 milhões em sete rodadas de investimentos e encerrou o primeiro semestre de 2019 com um prejuízo contábil de R$ 139 milhões.

Fundada em 2009 em São Paulo, a startup Plataformatec criou o projeto open source Devise, já no primeiro ano da empresa. Anos depois, desenvolveu a própria linguagem de programação, o Elixir. 

Os membros do time também já fizeram diversas contribuições para o framework livre Ruby on Rails, com três deles chegando a fazer parte do Rails Core Team.