Jean Carlo Klaumann. Foto: Divulgação
Jean Carlo Klaumann, ex-vice-presidente de Digital e Ommi Commerce da Linx, vai assumir em março o cargo de CEO da Neogrid.
Klaumann substitui no cargo Eduardo Ragasol, um executivo mexicano que entrou na Neogrid no começo de 2020, assumindo o comando em outubro do mesmo ano.
Segundo uma nota divulgada pela Neogrid, Ragasol decidiu em outubro deixar a empresa e voltar para o México por "motivos pessoais".
Seja qual for o motivo que levou Ragasol à decisão, comunicada ao conselho ainda em outubro de 2021, o fato é que a missão que ele tinha era difícil.
O novo CEO precisava substituir no cargo Miguel Abuhab, um ícone da TI brasileira, hoje presidente do conselho de administração da Neogrid.
Ragasol tinha um histórico curioso para alguém encarregado de comandar uma empresa de soluções para a gestão da cadeia de suprimentos.
O executivo fez carreira na Nielsen, uma gigante na área de pesquisas de audiência, na qual trabalhou 26 anos, a maioria deles no México, mas incluindo também um período de cinco anos como country manager no Brasil.
Depois, entre 2014 e 2016, o executivo foi líder para América Latina da gigante de recursos humanos Mercer, atuando a partir de São Paulo.
Substituir Abuhab segue sendo uma tarefa difícil, mas Klaumann parece ter uma experiência prévia mais próxima do mundo da Neogrid.
Nos últimos dois anos, Klaumann liderou a estratégia digital da Linx, onde estão incluídas novas ofertas de omnichannel, plataforma, inteligência de e-commerce e marketplace, saindo há três semanas em meio a uma reorganização geral (parece que a Neogrid agiu rápido na contratação).
Klaumann é um executivo experiente no mercado de software de gestão, no qual está desde 1999.
Ele foi diretor de vendas da IFS, diretor do negócio de gestão de recursos humanos da PeopleSoft, diretor de vendas da Datasul e diretor de operações da Totvs.
A passagem pela Datasul, entre 2005 e 2008, pode ter sido a chave para conquistar a nova posição.
Além de ter fundado a Neogrid em 1999, Abuhab também foi um dos fundadores da Datasul, que chegou a ser um dos maiores players brasileiros de software de gestão e foi adquirida pela Totvs em 2008, pela então enorme cifra de R$ 700 milhões.