Santiago Edo, CEO da Harmo. Foto: divulgação.

As startups Reviewr, de gestão de reputação on-line, e Gorila, que oferece ferramentas de pesquisas para medir a satisfação de clientes e consumidores, acabaram de realizar a fusão de suas operações.

Juntas, as duas smartechs se tornaram a Harmo Feedback Intelligence, empresa especializada na gestão da experiência do consumidor com reputação on-line.

Santiago Edo, CEO da Reviewr, torna-se CEO da Harmo. Lucas Hansel, CEO da Gorila, assume a posição de CPO da nova companhia.

A Reviewr nasceu em Florianópolis em 2017, focada em reputação on-line, principalmente analisando reviews públicos em plataformas como Facebook, Google Meu Negócio, Tripadvisor, Booking e Yelp.

A empresa foi incubada no MIDITEC, participou dos programas de aceleração da Darwin Startups e Inovativa Brasil, além das capacitações da StartupSC e do Oracle for Startups.

Atualmente, a Reviewr participa do programa Scale Up Endeavor C&A. Ela possui mais de 45 clientes com 14 mil locais monitorados pela sua plataforma.

Já a Gorila foi fundada em 2018, em Santa Rosa, cidade gaúcha com cerca de 72 mil habitantes, para ser uma plataforma de criação de pesquisas direcionadas, como de Net Promoter Score (NPS), Customer Effort Score (CES) e Customer Satisfaction Score (CSAT). 

A startup foi incubada durante um ano pela Criatec, uma das principais incubadoras do Rio Grande do Sul, e atualmente monitora a satisfação de mais de 1 milhão de consumidores no Brasil e América Latina. 

Recentemente, os dois negócios foram selecionados pela Liga Ventures entre as startups de marketing com maior relevância para o mercado brasileiro na categoria Pesquisas, Feedbacks e Reviews.

Seus fundadores já se conheciam do mercado e, no fim de 2019, começaram a se aproximar para desenhar uma integração. No primeiro trimestre, iniciaram ações para unificar as operações com expectativa do anúncio da fusão para agosto deste ano. 

Com a chegada da pandemia, decidiram acelerar a integração das empresas, já na expectativa de uma retomada econômica ao longo do segundo semestre.

A Harmo unifica as soluções das startups, dando origem à primeira plataforma brasileira que permite que negócios de médio e grande porte possam gerir a experiência do consumidor e medir sua reputação on-line.  

Com a união das métricas de customer experience com as de reputação no meio digital, criou-se o Índice de Lealdade do Cliente, para acompanhar toda a jornada do consumidor com as marcas.

Segundo a companhia, a primeira versão do produto unificado será lançada em novembro deste ano, mas, nas próximas semanas, os clientes poderão ter acesso a uma nova experiência das plataformas já sob a nova marca.

Um dashboard único mostrará os principais dados das duas soluções de forma integrada e, neste primeiro momento, as plataformas irão funcionar como se fossem dois módulos separados, até que a integração total seja concluída.

As duas empresas, até então, já haviam captado mais de R$ 1,3 milhão, sendo que a operação de fusão foi acompanhada por investidores da Hi Partners, que já era investidora da Reviewr. 

Entre os mais de 60 clientes da Harmo, estão empresas como GPA, Ambev, Movida, Cinemark, Peixe Urbano, Saphyr Shopping Centers, Almeida Junior, Bob’s, Itaipu, Beto Carrero World. 

Até final de 2021, a nova empresa estima alcançar um faturamento anual de R$ 2 milhões e alcançar mais de 200 empresas de médio a grande porte.