A KHS é uma fabricante alemã de máquinas e equipamentos para a indústria de bebidas. Foto: Divulgação.

A KHS, fabricante alemã de máquinas e equipamentos para a indústria de bebidas, contratou a Systax, empresa de inteligência fiscal detentora de um acervo com mais de 2 milhões de regras tributárias, para especificar e organizar a classificação de todos os produtos que já existiam em sua base.

O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, pois cada um dos 27 estados tem suas próprias regras tributárias, que envolve impostos e taxas. Equívocos na classificação podem gerar desde uma penalidade até o recolhimento incorreto de impostos e contribuições. 

“Nós sabemos que erros ou equívocos na classificação de nossos produtos podem trazer sérios problemas para a empresa. A tranquilidade tendo a Systax aliada as nossas rotinas vem em saber que a revisão da NCM do cadastro de todos os nossos produtos é efetiva”, explica Sílvia Ambrosio, coordenadora fiscal da KHS .

Antes da Systax ser contratada, a classificação era feita de forma manual e sem especialização. 

“Obter a tributação correta dos produtos é de suma importância para uma empresa, pois influencia diretamente nas atividades de faturamento, escrituração contábil e fiscal, melhorando a qualidade de diversos processos internos e externos, além de reduzir riscos e pagamentos indevidos”, conclui o diretor da Systax, Fábio Rodrigues.

A Systax Sistemas Fiscais acompanha as mudanças da legislação tributária para garantir a atualização constante dos parâmetros fiscais nos diversos ERPs e sistemas fiscais. Também valida as informações tributárias constantes da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), permitindo a correta geração do SPED.

A KHS é uma fabricante alemã de embalagens e máquinas para a indústria de bebidas, alimentos e itens gerais. Foi criada em 1993, a partir de uma fusão com a Holstein & Kappert  (fundada em 1868). 

Sua sede fica em Durtmund e, mundialmente, a empresa conta com aproximadamente 4,6 mil funcionários. No Brasil, são cerca de 400. 

Em 2014, o faturamento da companhia foi de mais € 1 bilhão. Além da Alemanha, a KHS tem instalações nos EUA, México, Índia, China e Brasil.