O Gartner divulgou a lista de Cool Vendors do Brasil em 2016. Foto: Syda Productions/Shutterstock.

O Gartner divulgou a lista de Cool Vendors do Brasil em 2016, destacando as companhias FullFace, Nubank, Premier IT, Tier4 e Zup Innovation.

A listagem indica, desde 2013, os fornecedores de soluções brasileiros considerados pelo Gartner como interessantes e inovadores por seus produtos e serviços.

A FullFace, com sede em São Paulo, atua com tecnologia de reconhecimento facial. A empresa conta com soluções de controle de acesso, certificação facial, monitoramento e monitoramento estratégico.

Já a Nubank foi criada em setembro de 2014 e atua com emissão e gerenciamento de cartões de crédito por meio de um aplicativo. Nos últimos anos, a startup recebeu um aporte inicial para começar o negócio, em julho de 2013; outro investimento logo no lançamento da startup; e um aporte de R$ 90 milhões em 2015.

Em abril, o Nubank fechou uma captação de R$ 200 milhões em duas linhas de crédito com o Goldman Sachs. Com o recurso, a empresa pretende financiar os recebíveis de clientes em operações realizadas no Brasil e no exterior.

Há mais de 26 anos no mercado, a Premier IT, de Curitiba, entrega soluções de outsourcing de TI e impressão. Ate os anos 90, a empresa atuava com foco em hardware e era um dos principais canais da IBM no sul do Brasil.

Atualmente a empresa tem mais de 700 funcionários e atende mais de 100 mil usuários na América Latina. A companhia atende a clientes como Cinemark, Telefônica, Teleperformance e Allis Field Marketing.

Enquanto isso, a Tier4 é uma empresa engenharia focada em soluções de data center. No mercado desde 2011, a companhia nasceu como uma divisão da D2S Engenharia, empresa de construção civil que viu uma oportunidade no desenvolvimento de infraestruturas para centros de dados.

Fundada em São Paulo, a empresa abriu uma filial em Bogotá em julho de 2015. A empresa não revela valores, mas espera que a operação colombiana alcance, até 2020, o mesmo faturamento da matriz brasileira, que encerrou o ano de 2015 com o dobro do faturamento alcançado em 2014.

A unidade de Bogotá é a primeira filial da Tier4 fora do país e é responsável pela comercialização das soluções da empresa nos países Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

A Zup, focada na digitalização de negócios tradicionais, tem  sede em Uberlândia, onde está instalada a área de pesquisa e desenvolvimento. A companhia tem ainda escritórios técnicos em São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, além de escritório comercial em São Paulo. 

“Esse selo reforça que estamos no caminho certo e que entendemos a necessidade de mudar a realidade das empresas tradicionais. Nós oferecemos uma aceleração e eficiência nos departamentos de TI, reduzindo o tempo que seria necessário para qualquer integração e assim ajudamos na comunicação das empresas com seus consumidores”, explica Felipe Almeida, CMO da Zup.

A empresa já recebeu investimento da Kaszek Ventures e atende a clientes como Santander, Natura, Vivo, Serasa Experian, Buscapé, Algar Telecon, MasterCard, Cielo, Estadão.