Baguete
InícioNotícias> Interact abre unidade no Tecnovates

Tamanho da fonte:-A+A

LABORATÓRIO

Interact abre unidade no Tecnovates

Maurício Renner
// quarta, 09/05/2018 15:00

A Interact Solutions firmou um acordo com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), de Lajeado, um importante pólo econômico regional do Rio Grande do Sul, para se tornar uma residente do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). 

Fábio Frey,

O espaço vai reunir colaboradores da Interact com professores, alunos e intercambistas da universidade. No total, serão 34 novas posições de trabalho. 

No local, a empresa vai criar o Laboratório de Interação Multiprofissional e o Interact Bridges. Os espaços serão voltados para projetos que unem pesquisa e mercado, buscando internacionalização, especialmente nas áreas da saúde, educação e gestão pública. 

A iniciativa se dividirá em duas áreas complementares, sob coordenação dos setores de Desenvolvimento de Projetos e Negócios Internacionais da Interact. Os pilares serão a concepção de novas soluções para a Suite SA-Strategic Adviser e a internacionalização da empresa.

Com 600 metros quadrados, a estrutura conta com dez ambientes voltados para internacionalização, criação de projetos, pesquisa e desenvolvimento, apresentação de produtos, videoconferências, entrevistas e reuniões. 

O Tecnovates participa de três ecossistemas de parques científicos integrados: a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP). 

Com isso, a Interact espera incrementar sua estratégia de expansão internacional.

A equipe do projeto vai trabalhar com soluções para as principais acreditações e certificações do mercado, como ISO, Joint Commission, ONA, SGSST, CEAACES, CNA e outras similares. Os colaboradores também irão adotar metodologias ágeis, como Scrum, Kanban e Design Thinking.

No mercado desde 1999, a Interact atua em pesquisa e desenvolvimento de softwares para gestão e governança de empresas. Atualmente, conta com 80 colaboradores diretos, 56 parceiros, nove distribuidores internacionais e uma unidade internacional, na Colômbia. 

O principal produto da empresa é a Suite Strategic Adviser, um conjunto de 20 sistemas integrados de gestão. Hoje, 364 organizações na América Latina utilizam esses produtos, em 720 bases instaladas. 

Além de Brasil e Colômbia, a empresa atua também na Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Hoje cerca de 7% dos clientes estão no exterior. 

“Estamos iniciando uma nova frente de trabalho com a criação do laboratório de pesquisa, inovação e internacionalização dentro do Tecnovates. Será a junção da experiência fabril de software, as boas práticas das empresas e o conhecimento acadêmico, apoiado por profissionais técnicos, professores, consultores e estudantes”, afirma Fábio Frey, diretor de administração e negócios da Interact.

Aberto em 2014, o Tecnovates conta com cerca de 32 empresas instaladas. O parque oferece às empresas espaço físico e laboratorial, além de recursos humanos, para realização de pesquisa e desenvolvimento com foco em produtos alimentícios, tecnologias de proteção ao meio ambiente e energias alternativas.

A Univates atualmente oferece 46 cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia), 1 sequencial, 14 técnicos, 25 pós-graduação, além de diversos cursos de extensão.

O campus sede da Univates conta com uma área de 566 mil m², na qual estão localizados 25 prédios.

Maurício Renner