EDTECH

Ânima Educação compra Gama Academy

09/07/2021 14:43

Acordo de aquisição começa com um investimento de R$ 33,8 milhões.

Guilherme Junqueira, CEO e fundador da Gama Academy. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Ânima Educação, organização educacional particular de ensino superior, anunciou um acordo de aquisição da startup Gama Academy, uma plataforma digital para formação de habilidades em tecnologia, com investimento inicial de R$ 33,8 milhões.

Segundo a Forbes, o valor corresponde a 55,78% da operação da startup. Em um primeiro momento, será de R$ 15,3 milhões e, nos próximos cinco anos, mediante o cumprimento de metas de performance, os R$ 18,5 milhões restantes serão empenhados.

A companhia confirmou a possibilidade de aquisição total, que será baseada em metas conjuntas de performance futura.

Fundada em 2016, a Gama seleciona e capacita profissionais para atuarem nas áreas de programação, design, marketing e vendas, contando com 650 empresas atendidas, dentre elas Magazine Luiza, VTEX, Itaú e Accenture.

A plataforma conta com cursos abertos e in company em áreas como data science, UX/UI design, growth marketing, full stack development, product management, inside sales, customer success e inteligência artificial.

Todos os cursos têm módulos complementares de soft skills e projetos práticos com cases reais de mercado.

A startup também conta com quatro programas educacionais nanodegree de 390 horas, em que o aluno só paga caso consiga um emprego na área de formação, faz mentoria individual, constrói seu portfólio, desenvolve habilidades comportamentais e ganha oportunidades de entrevistas em startups e empresas tech.

À parte da formação em tecnologia no modelo de Training e Education Recruitment as a Service, a startup tem sido buscada pelos times de inovação ou ESG de grandes empresas para atuar em programas de inclusão social por meio de bolsas de estudo em tecnologia. 

No total, são mais de 270 mil profissionais de tecnologia na plataforma, com 30 mil alunos formados, cerca de 90% empregados em menos de seis meses, com uma média de aumento de salário de 2.2 vezes e uma taxa de satisfação e recomendação dos alunos de 93% de aprovação. 

Com a venda, a Gama Academy passa a ser a coding school oficial do Learning Village, hub de inovação e tecnologia focado em educação e desenvolvimento de pessoas fundado por SingularityU Brazil e HSM, ambas escolas corporativas e marcas pertencentes à holding Ânima Educação. 

A novidade também abre as portas para o portfólio de trilhas educacionais da Gama serem ofertadas para clientes corporativos da HSM e SingularityU Brazil, já que atuam com grandes empresas em processo de transformação e aceleração digital.

“Vivemos hoje um apagão de profissionais em tecnologia, a demanda é muito maior que a oferta e isso só tende aumentar. Não há outra opção para as empresas a não ser investir e formar esses profissionais e nisso a Gama é pioneira”, complementa Reynaldo Gama, CEO da HSM e co-CEO da SingularityU Brazil.

Outro ponto será a ampliação dos planos de entrada no ensino superior por parte da startup, além da oferta de pós-graduação e MBA do grupo no portfólio da empresa comprada.

“Vamos lançar modelos de cursos de graduação e tecnólogo construídos em conjunto com as empresas de tecnologia contratantes, garantindo ainda mais a empregabilidade dos nossos alunos”, adianta Guilherme Junqueira, CEO e fundador da Gama Academy. 

A Ânima Educação enxerga a chegada da edtech como o embrião de uma nova vertical de ensino de tecnologia que alavanca a oferta de habilidades digitais para os alunos do seu ecossistema e empresas parceiras, além do lançamento de um novo portfólio de cursos regulados no contexto do lifelong learning.

“Identificamos três pontos de convergência que buscávamos: metodologia educacional inovadora e centrada no aluno, plataforma robusta e com alto potencial de escala e novos modelos de negócio que poderão ser expandidos para todo o ecossistema ”, conta Guilherme Soárez, vice-presidente de educação continuada da Ânima Educação.

Criada em 2003, a Ânima Educação está presente em 12 estados, sendo a quarta maior organização educacional privada do país em número de estudantes e a terceira em receita líquida. 

A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 16 instituições de ensino superior. 

Integradas ao Ecossistema Ânima estão oito marcas: HSM, HSM University, Escola Brasileira de Direito (EBRADI), Le Cordon Bleu, SingularityU Brazil, Inspirali, Learning Village e Instituto Ânima.

Veja também

CAPITAL
Ex-Endeavor é a nova investidora da Alexia Ventures

Bianca Martinelli era vice-presidente de operações globais da organização.

VENDAS
Schulz: comércio eletrônico com F1 Commerce

A solução criada para revendedores da empresa no Brasil já reduziu tempo nas operações e trouxe ganhos em segurança.

BANCOS
Topaz compra 60% da CRK

Braço financeiro da Stefanini adquire mais um reforço para o seu porfólio.

CRO
Magalu compra Juni

A startup é especializada na otimização da taxa de conversão de vendas para e-commerce.

FINTECH
PagSeguro vai comprar o Banco BV?

Fontes do Brazil Journal e do Valor Econômico confirmam negócio bilionário. A empresa nega.

FARMÁCIAS
Procon-SP notifica Drogasil sobre biometria

Após questionamentos, o grupo desistiu de exigir impressão digital para descontos.