Daniel Knopfholz, CIO do Grupo Boticário. Foto: divulgação.

O Grupo Boticário lançou o GB Ventures, seu programa de aceleração de startups, para buscar soluções em todo Brasil que otimizem processos no mercado de cosméticos e varejo.

As inscrições acontecem de 15 de novembro a 18 de dezembro no site do projeto, que vai selecionar empresas de base tecnológica em fase inicial, mas que já tenham suas soluções sendo testadas no mercado.

Elas devem estar de acordo com um dos três pilares do programa: beautytech, retailtech e trendsetter.

O primeiro pode incluir desde tecnologia de cuidados com a pele e produtos customizáveis até embalagens sustentáveis.

Já o pilar de varejo inclui soluções voltadas para canais de venda, omnichannel, indústria 4.0, social commerce, processos de crédito e antifraude, por exemplo.

O terceiro deve ser relacionado a novos serviços, inteligência artificial adaptada para experiências sensoriais ou ideias que ressignifiquem e que tragam disrupção para o mundo da beleza.

Entre 21 de dezembro e 8 de janeiro, o Comitê de Inovação do Grupo vai avaliar as candidatas, considerando quais soluções apresentadas melhor se encaixam aos desafios propostos.

Na sequência, a partir de 11 de janeiro, acontecem as entrevistas com os responsáveis pelas startups e, a partir de fevereiro, os selecionados já terão um acompanhamento para acelerar e escalar o seu negócio.

As startups receberão mentoria do Comitê de Inovação do Grupo Boticário e estrutura para desenvolvimento dos seus produtos com know-how das equipes técnicas, além do acesso às plantas industriais e aos laboratórios de experimentação, prototipação e design da empresa.

Ao final do programa, um eventual investimento poderá ser negociado caso haja interesse do Grupo Boticário e da startup acelerada em continuar a parceria.

"Por acreditar que a beleza está em todo lugar, o Grupo Boticário busca inovar a maneira que ela está nas nossas vidas de forma responsável e sempre resolvendo as dores dos nossos consumidores e parceiros de negócios. Por isso trazemos o GB Ventures, uma maneira de desenvolver a nova geração da beleza por meio da aceleração de startups", afirma Daniel Knopfholz, CIO do Grupo Boticário.

O Grupo Boticário atua com as marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, Vult e eume, além da distribuidora MultiB e das plataformas Beautybox e Beleza na Web. 

A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores e mais de 4 mil pontos de venda em 1.750 cidades. Das indústrias do grupo, saem mais de 350 milhões de produtos a cada ano, distribuídos no Brasil e em outros 15 países.

Em 2019, o faturamento da companhia cresceu 9%, chegando a R$ 14,9 bilhões.