Empresa tem mais de 12 mil colaboradores em 18 estados do Brasil. Foto: divulgação.

A Neoenergia, empresa do setor elétrico, iniciou um projeto piloto com a plataforma HealthCheck, desenvolvida pela aceleradora digital Neoris, para para prevenir casos da Covid-19 entre os seus funcionários.

Inicialmente, a ferramenta foi oferecida aos funcionários da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), mas será disponibilizada para os mais de 12 mil colaboradores da empresa, espalhados em 18 estados do Brasil.

Pelo computador ou por um aplicativo instalado no celular, os funcionários farão semanalmente o chamado check-in da saúde, respondendo a cinco perguntas sobre como se sentem física e emocionalmente e se estão em isolamento ou não.

Os funcionários poderão acessar a ferramenta em qualquer dia da semana para informar os dados sobre os sete dias anteriores ou se apresentarem sintomas da Covid-19, como tosse e febre. 

De acordo com as respostas, as equipes de saúde da empresa entrarão em contato com o funcionário e tomarão ações de acordo com a avaliação clínica, inclusive com indicação de aconselhamento psicológico caso necessário.

"A ideia foi de criar uma plataforma de fácil interação para que o cliente conseguisse apontar o estado de saúde dos funcionários, com um analytics para as equipes de RH e de saúde e segurança. De um lado, tem um front-end com input de informações e, do outro, um back-end que permite fazer uma apuração analítica", conta Maurício Piazza, gerente de negócios da Neoris.

Segundo Neoenergia, o objetivo é, diante das informações, traçar estratégias mais assertivas para combater o coronavírus.

"Trata-se de uma plataforma de comunicação ágil criada para estabelecer uma base de informações cujo propósito é o cuidado com as pessoas, que são o nosso principal valor", afirma Harley Albuquerque, gerente de saúde e segurança da Neoenergia.

Uma câmera termográfica que afere a temperatura corporal foi outra recente iniciativa preventiva à Covid-19 aplicada pela companhia. 

O sistema encontra-se na entrada das instalações de todas as unidades de negócio da empresa, como usinas de geração e sedes das distribuidoras, permitido controle diário dos colaboradores que precisam trabalhar presencialmente. 

Caso seja detectada uma temperatura igual ou superior a 37,5ºC, o colaborador é orientado a retornar para casa e entrar em contato com o setor de saúde e segurança da Neoenergia para acompanhamento, avaliação de sintomas e realização de exames.

Atuando no Brasil desde 1997, a Neoenergia faz parte do grupo espanhol Iberdrola. A empresa está presente em 18 estados, com 685,2 km de linhas operando em transmissão e outras 4.862 km sendo construídas.

Suas distribuidoras na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo atendem a mais de 14 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 34 milhões de pessoas.

Fundada em 2000, a Neoris tem 4 mil funcionários em 27 escritórios, centros de entrega e laboratórios de inovação, com operações nos Estados Unidos, Europa, América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.

São mais de 1,2 mil projetos realizados para mais de 350 clientes, entre eles Vodafone, BBVA, Santander, FEMSA e Telefónica.