Baguete
InícioNotícias> LG terá laboratório de IA em Toronto

Tamanho da fonte:-A+A

UNIVERSIDADE

LG terá laboratório de IA em Toronto

Júlia Merker
// sexta, 10/08/2018 11:05

A LG, fabricante sul-coreana de eletrônicos, firmou um acordo com a Universidade de Toronto para lançar um laboratório de inteligência artificial (IA).

A Universidade de Toronto será parceira da LG em laboratório de IA. Foto: Divulgação.

O laboratório será construído no centro de Toronto e desenvolverá funções de IA que a LG possa incorporar em dispositivos como smartphones, televisores, geladeiras, entre outros.

“A presença de empresas líderes em nosso ecossistema de inovação fortalece as oportunidades para nossos professores, estudantes e empresas iniciantes em toda uma gama de disciplinas”, diz Meric Gertler, presidente da Universidade de Toronto.

A LG também considerou Montreal como sua localização no Canadá, mas acabou se fixando em Toronto por causa da experiência da universidade local em deep learning, de acordo com a Bloomberg.

No laboratório, os pesquisadores da universidade trabalharão em conjunto com as equipes de pesquisa e desenvolvimento da LG dos Estados Unidos. A LG opera laboratórios semelhantes nos EUA, Índia, Coreia do Sul e Rússia.

O smartphone recém-lançado da empresa sul-coreana, G7 ThinQ, já inclui funções de inteligência artificial. O aparelho vem com um botão da Assistente do Google e uma nova câmera IA, que identifica objetos e aplica os filtros para melhorar a imagem.

"A IA acabará por tocar a vida de todos, transformando a maneira como vivemos, trabalhamos e jogamos. As primeiras implementações de IA em dispositivos conectados hoje estão preparando o cenário para as cidades, casas, negócios e dispositivos inteligentes”, declara I.P. Park, CTO da LG.

A Samsung, concorrente da LG, também anunciou o lançamento de um laboratório de IA semelhante em Toronto, que atraiu empresas de tecnologia para o local, levando a cidade a superar a área de São Francisco em termos de novos empregos de tecnologia recentemente.

O Facebook ainda inaugurou em 2017 um centro de pesquisa e desenvolvimento dedicado ao tema de inteligência artificial no Canadá, mas com sede em Montreal. A cidade é um dos hubs de pesquisa no Canadá sobre IA e tem laboratórios de empresas como Microsoft e Google focados no tema.

No ano passado, o governo canadense divulgou um investimento de CAD$ 125 milhões para fomentar o tema de IA em Toronto, Montreal e Edmonton.

Júlia Merker