Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc. Foto: Bruno Todeschini.

Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc e professor da Faculdade de Informática da PUC-RS, foi eleito como chair do advisory board da revista IEEE Software, uma das revistas de maior relevância na área de tecnologia. 

Essa é a primeira vez que um profissional da América Latina assume o cargo na publicação. 

Entre as funções de Prikladnicki = nos próximos dois anos estão acompanhar as atividades da equipe, fazer a ponte entre os editores e leitores da revista e interagir com o editor in chief, os editores associados e de departamentos para discutir, avaliar e revisar temas a serem explorados nas futuras edições. 

O diretor do Tecnopuc também tem o desafio de aumentar a representatividade de integrantes da Ásia e da América Latina.

Prikladnicki participa da IEEE Software como membro desde 2013. Dois anos depois, passou a ser editor de uma coluna da revista e, a partir de 2017, passa a presidir o conselho consultivo da publicação. 

O board é um conselho formado por 20 pessoas – da indústria e da academia – que atuam junto aos editores da revista. Entre as organizações participantes estão Google, IBM, Nasa/JPL, Microsoft, Oracle Labs, Siemens, Ericsson, Universidade de Coimbra, North Carolina State University, Politecnico di Torino, The Ohio State University, University of British Columbia e Carnegie Mellon University. 

A votação ocorreu no final do mês de outubro entre os editores e demais membros do advisory board, que somam cerca de 60 pessoas.