INOVAÇÃO

Fábrica do Futuro: novo espaço no Quarto Distrito

11/02/2019 09:50

Antiga fábrica de enfeites natalinos faz parte da efervescência no centro de Porto Alegre.

César Couto Ferreira, CEO da Fábrica do Futuro. Foto: R. Krebs.

Tamanho da fonte: -A+A

Uma antiga fábrica de enfeites natalinos no bairro Floresta, em Porto Alegre, acaba de ser transformada em um espaço de 4 mil quadrados com coworking, salas privadas para startups, estúdios de gravação e uma série de outros serviços.

A chamada Fábrica do Futuro foi desenvolvida a partir do Audio Porto, eleito melhor estúdio de gravação e mixagem do Brasil, no Prêmio Profissionais da Música 2018, e local de gravação de artistas como Anitta, Vitor Ramil, Zeca Baleiro, Chico César e outros.  

A ideia do novo local é ser um ímã para empresas e atividades ligadas à arte, cultura e tecnologia, a chamada “indústria criativa”, um tipo de empreendimento em alta na capital gaúcha, e, em especial na zona do Quarto Distrito, atualmente em fase de renovação urbana. 

O empreendimento será inaugurado com o 1º Tech Art Festival, sábado, dia 23 de março, das 11h às 21h para o qual são aguardados mil participantes, que terão acesso a dezenas de atividades ao longo do dia entre palestras e experiências.  

“Nossa intenção é ser um cartão de visita de Porto Alegre, e esse é o primeiro passo para que quando as pessoas entrem na cidade se lembrem de visitar a Fábrica do Futuro”, afirma César Couto Ferreira, CEO da Fábrica. 

Couto foi executivo internacional da MTV, onde lançou as operações da MTV Portugal, Grécia e África, além de diretor geral da Vice, um popular site de conteúdo para público jovem, também em Portugal.

O nome mais chamativo até agora para o evento é o de Michael Babb, vice-presidente do grupo Keybox, de Londres, mentor do MIT e ex-CEO da ADDICT, Portugal. 

Outros nomes e temas também já confirmados: Luisa Martini, Co-founder da FLAGCX - The Creative Disruption Network; Cynthia Zanoni, engenheira de software na Microsoft, Cleber Paradela, Head de branding experience da 99 e In Hsieh, sócio da China Innovation, empresa que fomenta a aproximação entre os mercados do Brasil e China

A Fábrica do Futuro é mais um exemplo de efervescência em uma parte degradada do centro de Porto Alegre que diversos atores da cidade estão tentando transformar em um polo de inovação.

O empreendimento mais chamativo até agora é o Instituto Caldeira, um espaço na área central de Porto Alegre que vai reunir startups, as principais universidades e as maiores empresas do estado.

O local deve ocupar a área de um antigo call center da Contax, no qual um dia operou uma tecelagem das Lojas Renner, assim como boa parte do shopping DC Navegantes.

A movimentação é liderada por Marciano Testa, presidente do Agibank, em conjunto com Frederico Renner, o ponto de contato com a família Renner e CEO informal do empreendimento.

Os planos da cidade em relação ao Quatro Distrito estavam em ponto morto há alguns anos, até PUC-RS, Unisinos e UFRGS lançarem a Aliança pela Inovação no ano passado.

A movimentação mais visível do acordo entre as principais universidades gaúchas foi a contratação de Josep Piqué, até recentemente Presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), e um especialista quando o assunto é sacudir cidades por meio de projetos desse tipo.

Ele foi um idealizadores do Barcelona @22, um projeto de revitalização de uma área industrial dentro da cidade espanhola não muito diferente da região onde ficará o Instituto Caldeira, o que o tornou uma autoridade mundialmente reconhecida no assunto.

Veja também

ENTIDADES
Foletto, da Internetsul, assume o CETI-RS

Conselho quer ter um papel na movimentação em torno do Pacto Alegre na capital gaúcha.

TRABALHO
Senior termina com dress code

Companhia catarinense de sistemas de gestão libera vestuário, com moderação.

CENTRO
Coworking na Rua da Praia em Porto Alegre

Novo espaço de trabalho no coração da capital gaúcha.

EXPANSÃO
Movile abre unidades em coworkings

A empresa já conta com um escritório no novo modelo em Porto Alegre.

SOFTWARE
Totvs completa virada ágil

A migração para a nova forma de trabalho foi iniciada em maio de 2017.

FUTURO
Tudo sobre o Instituto Caldeira

Fique por dentro do empreendimento que quer sacudir Porto Alegre em 2019.

INOVAÇÃO
Agibank, RBS e Sicredi apoiam pacto

Empresas vão bancar consultoria do projeto Pacto Alegre, visando dar uma sacudida na capital gaúcha.

MERECIDO
Audy recebe Ordem do Mérito Científico

A Ordem Nacional do Mérito Científico é a maior honraria da área de ciência do Brasil.

PORTO ALEGRE
Aliança para Inovação está bombando

O evento de abertura dos trabalhos atraiu 600 pessoas na capital gaúcha.

INOVAÇÃO
UFRGS, PUC-RS e Unisinos juntas

Aliança para Inovação de Porto Alegre busca desenvolver o ecossistema inovador na cidade.

INOVAÇÃO
Porto Alegre: missão em Barcelona

Objetivo é buscar experiências para a revitalização do Quarto Distrito.