Os executivos das duas companhias no ato de formalização da aquisição. Foto: João Carlos Lazzarotto.

A Randon Tech Solutions (RTS) Industry, unidade de aceleração e desenvolvimento de automação da Empresas Randon, anunciou a aquisição da Auttom, companhia gaúcha de soluções tecnológicas em automação e robótica industrial, por R$ 14 milhões. 

A aquisição compreende 80% da Auttom, apenas no que envolve a divisão de automação da companhia, e manterá os dois sócios atuais com participação minoritária.

Fundada em 1997, a Auttom tem sede em Caxias do Sul, polo industrial onde também fica a sede da Empresas Randon, e oferece soluções em células robotizadas, painéis elétricos customizados, segurança de máquinas e telemetria. 

A empresa trabalha com os mercados de educação, automação industrial, energias renováveis e saneamento. Ela conta com uma infraestrutura com P&D, engenharia, produção, administrativo, auditório e um centro de treinamento para a capacitação de clientes.

Com a venda, a Auttom seguirá com o time de colaboradores e com a sua sede no mesmo local.

Este é o primeiro movimento da RTS Industry no mercado, já que a unidade foi criada em outubro de 2020. Com a aquisição, a companhia espera assumir as operações da Auttom ainda no primeiro trimestre de 2021.

“Essa aquisição é extremamente importante para gerar ainda mais robustez aos processos envolvendo os conceitos de smart manufacturing, nosso foco dos últimos anos, e possibilita a constante atualização tecnológica necessária para essas ações”, afirma Bernardo Bregoli Soares, diretor de excelência operacional da Empresas Randon.

Segundo a companhia, a estratégia tem como foco complementar e ampliar as conexões da RTS Industry com tecnologias de vanguarda, constantemente aprimoradas no mercado de automação, além de estabelecer a atuação da companhia e seus serviços para clientes externos.

“Nosso principal ganho com esse movimento é acelerar o processo de transformação industrial da Empresas Randon e da RTS Industry, além de expandir com novas soluções em automação para o setor industrial no Brasil”, afirma Sergio L. Carvalho, vice-presidente executivo e COO da Empresas Randon. 

A RTS Industry tem como foco a fabricação e a comercialização de células robotizadas, máquinas especiais, dispositivos e ferramentaria industrial.

A unidade ainda atua na prestação de serviços técnicos de engenharia e assessoria em automação industrial, além da comercialização de peças e componentes para esse segmento. 

Com um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões em 2019 (alta de 19,5%), a Empresas Randon atua nos setores de reboques e semirreboques, veículos fora-de-estrada, autopeças e serviços financeiros, com presença em 100 países.