José Renato Hopf. Foto: Divulgação Sucesu-RS.

A plataforma de aplicativos 4all está transferindo 200 funcionários para Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS, sediado em Porto Alegre.

A revelação é da coluna Mercado Digital da jornalista Patrícia Knebel no Jornal do Comércio.

Segundo Knebel, a mudança começa nos próximos dias. A 4all está de saída das salas que ocupa em dois prédios no bairro Bela Vista.

A 4all vai ocupar até o final de março toda a parte térrea do prédio que até outubro de 2016 era da Dell. O local foi reformado para ter um “estilo coworking”.

A Dell chegou a ter 900 funcionários no local, antes de transferir a operação para Eldorado do Sul, onde a companhia chegou a fabricar computadores no passado e hoje mantém uma parte do seu comercial e administrativo.

Em conversa do Jornal do Comércio, o fundador e CEO da operação, José Renato Hopf, disse que os diferentes aplicativos desenvolvidos pela empresa devem ser “marcas independentes dentro do hub 4all”.

O grupo possui nove unidades de negócios, sendo que já possuem marcas próprias a Uhuu (plataforma de entretenimento em parceria com a Opus), a IDT (responsável pelo serviço Grêmio Mais), a Compontos (wallet de pontos) e a Share Eat (rede social de gastronomia). 

A 4all foi criada no final de 2016 e começou como um marketplace de diferentes tipos de aplicativos, com um sistema de pagamentos integrado. 

Essa área é a expertise de Hopf, que foi fundador da GetNet, uma companhia de máquinas de cartão vendida para o Santander por R$ 1,15 bilhão.

O approach inicial da 4all era no focado no público B2C com metas de atingir uma massa de milhares de usuários em um espaço relativamente curto de tempo. A empresa não voltou a falar mais em números totais de usuários.

As marcas mencionadas pelo Jornal do Comércio tem esse approach B2C. Nos últimos tempos, a empresa também iniciou iniciativas mais  B2B, visando “ajudar companhias na sua transformação digital”.

A mais recente foi uma parceria com a Zenvia, uma companhia de soluções de mobilidade também de Porto Alegre, para criar um sistema de pagamentos pelo WhatsApp.

Ele foi usado de maneira piloto para vender alguns ingressos em um espetáculo na capital gaúcha.

Até o final de abril, a opção deve estar disponível de forma ilimitada para compra de ingressos e outros produtos da Uhuu. Zenvia e 4all afirmam que a tecnologia é inédita na América Latina.

No final de 2017, o Baguete revelou que o Zaffari, uma das maiores redes de supermercados do país, estava trabalhando com a 4all no desenvolvimento de um novo serviço ainda confidencial.

Na época, o fato chegou a gerar uma dose de rumores que o Zaffari estava comprando a 4all.