Se um sistema um avião falha, passageiros podem morrer. Foto: Pixabay.
A Boeing vai lançar updates no software dos seus aviões da linha 737 Max, depois de que dois acidentes com aeronaves da nova família de produtos da gigante de aviação ocorridos em menos de seis meses.
De acordo com nota da Boeing, as alterações serão lançadas até o final de abril e envolvem os sistemas de controle de voo, os displays para os pilotos, os manuais de operação e o treinamento de pessoal.
O primeiro acidente com um 737 Max aconteceu em outubro na Indonésia, quando a Boeing afirma que começou a trabalhar nos updates de software. Esse domingo, 10, um novo desastre ocorreu na Etiópia.
Em ambos os casos, os aviões caíram momentos depois da decolagem sem deixar sobreviventes.
As coincidências dispararam um alarme na indústria de aviação mundial, com as autoridades aéreas da China, Austrália, Indonésia e Reino Unido ordenando que os aviões esse tipo fiquem no solo até as causas das quedas serem apuradas.
No Brasil, só a Gol já comprou os novos aviões, lançados há dois anos. A empresa decidiu deixar as sete aeronaves no solo.
Segundo as investigações do acidente na Indonésia, os pilotos tiveram problemas uma nova feature dos aviões, chamada de Maneuvering Characteristics Augmentation System (MCAS).
Sites especializados em aviação explicam que a mesma foi introduzida para possibilitar o uso de motores maiores e mais econômicos, o que causou algumas alterações na estrutura das aeronaves que deveriam ser corrigidas com o MCAS, um sistema de voo automatizado.
O sistema, no entanto, pode ter funcionado erroneamente e sem conhecimento dos pilotos, levando os aviões a mergulharem diretamente no chão, sem que os pilotos tenham conseguido assumir os comandos.
De acordo com o presidente da associação de pilotos da Southwest Airlines, a maior compradora da nova linha da Boeing nos Estados Unidos, os pilotos não só não sabiam, como a informação sobre o novo sistema também não estava presente nos manuais.
A Boeing já avisou as companhias aéreas para treinar os pilotos em como desligar o sistema, afirma o Engadget. Na nota de hoje, a empresa diz que sempre foi possível desligar o mesmo.