Itaoca, população 3337. Algum morador é cliente da Nubank. Foto: flickr.com/photos/28745366@N08

O Nubank divulgou ter atingido uma cobertura de 100% dos municípios brasileiros, o que significa que a fintech tem pelo menos um cliente em cada um das 5.570 cidades brasileiras.

A reportagem do Baguete tentou angariar alguns detalhes curiosos, como qual foi a última cidade que faltava para fechar a lista, ou, talvez mais pertinente em quantas dessas cidades o Nubank tem um cliente só, e em quantas tem menos de 10.

O Nubank prefere não falar dessas coisas, alegando que abrir tais informações prejudicaria “a manutenção da privacidade dos clientes”.

Por outro lado, o Nubank não teve problema em revelar na sua nota alguns outros dados como o fato de que  6,3% da população do Distrito Federal utiliza o Nubank, ou que 73% são brasileiros com menos de 36 anos, grande parte (47%) está localizada em municípios da região Sudeste e quase metade (48%) são mulheres. 

Fundada há cinco anos, o Nubank tem 6 milhões de clientes. O fato de ter chegado a todas as cidades brasileiras é um feito notável, de qualquer forma. 

A maioria dos municípios brasileiros (3801 da lista completa), tem menos de 20 mil habitantes. As últimas 1 mil tem todas menos de cinco mil habitantes.

De acordo com dados do Banco Central, apenas 60,4% das cidades brasileiras (3.366 municípios) contam com agências bancárias. 

"Ao marcar nossa presença em cada um dos municípios do Brasil, estamos fazendo a inclusão financeira de pessoas em locais onde muitas vezes não há outra opção", comenta Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.