
Carlo Acutis. Foto: Wikipedia.
Carlo Acutis, um jovem de origem italiana apaixonado por informática, foi canonizado como o primeiro santo da geração millennial pelo Papa Leão XIV, neste último domingo, 7, em um evento que reuniu mais de 80 mil fiéis no Vaticano.
Nascido em 1991, em Londres, Acutis era parte de uma família italiana e morreu em 2006, vítima de leucemia. Em vida, o adolescente praticava a evangelização de jovens on-line, o que lhe concedeu o título de padroeiro da internet na comunidade católica.
Através de um site próprio, o menino divulgou mais de 160 milagres eucarísticos de diversos países, unindo sua fé e sua paixão pela tecnologia, informática e programação.
O portal começou a ser desenvolvido por Acutis quando ele tinha apenas 11 anos. Neste período, contou com a ajuda dos pais para viajar e coletar materiais e registros para sua página, de forma simples e intuitiva.
De acordo com a Igreja Católica, Acutis foi ele mesmo autor de um milagre, no Brasil inclusive.
Durante uma missa em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Matheus Vianna, de apenas três anos, tocou um relicário sagrado de Acutis, o que o teria curado de um caso grave de atresia pancreática. O milagre foi reconhecido em 2013 pelo então Papa Francisco.
Quase uma década depois de sua morte, o corpo de Acutis está conservado e exposto em um santuário em Assis, na Itália.