O GPTW destacou empresas que oferecem às mulheres possibilidade de ascender na carreira. Foto: Pixabay.

O Instituto Great Place to Work divulgou nesta semana o ranking de Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar do Brasil, o primeiro feito pela entidade com este enfoque. A pesquisa conta com duas listas - divididas em médias e grandes empresas - que somam 30 companhias.

A pesquisa contou com 144 empresas inscritas. Entre as 30 selecionadas, há quatro representantes do segmento de tecnologia: IBM, Dell, ThoughtWorks e Sankhya. 

A IBM é a 5ª colocada do ranking de grandes empresas. Já a Dell ocupa a 7ª posição da lista, que conta com 13 empresas.

O ranking de médias empresas soma 17 companhias. A empresa de TI melhor colocada é a  ThoughtWorks Brasil, na 9ª colocação. A Sankhya ocupa o 14º lugar.

“Esse reconhecimento é motivo de muito orgulho para nós e fortalece nossa crença de que um bom lugar para trabalhar é aquele que preza pela equidade e justiça de oportunidades, que entende e valoriza as diferenças, que acredita no talento e promove um ambiente de confiança”, afirma Renata Caetano, gerente de RH da Sankhya.

Na ThoughtWorks, há grupos internos de debate e promoção de atividades, como o Gender Justice e as Latinas. A empresa também promove programas como o WiLD (Women in Leadership Development) – um treinamento para mulheres na liderança ou que possam se desenvolver para ocupar esses papéis.

Hoje, das 19 pessoas do time de Liderança Estratégica da ThoughtWorks no Brasil, por exemplo, nove são mulheres - incluindo os três principais papéis de direção da operação brasileira da ThoughtWorks.

"Acreditamos que justiça de gênero é uma causa essencial tanto para a sociedade quanto para o mundo dos negócios. Lutamos para que todas as mulheres tenham espaço na tecnologia, sejam elas negras ou brancas; trans ou cisgênero; homo, bi ou heterossexuais", diz Caroline Cintra, diretora-presidente da ThoughtWorks Brasil. 

De acordo com o instituto GPTW, a iniciativa reconhece não só as empresas que contratam mulheres, mas as que ofecerem a elas a possibilidade de ascender na carreira.

 

Confira as listas completas: 

GPTW - Mulheres - Médias 2017

1.  Ford Credit Brasil 

2.  Pandora

3.  Bristol-Myers Squibb

4.  P&G - Escritórios SP e Recife 

5.  Aspen Pharma 

6.  Zurich 

7.  Amêndoas do Brasil 

8.  Roche Diagnóstica Brasil 

9.  ThoughtWorks Brasil 

10.  Unimed Federação Minas 

11.  Visagio

12.  Assurant

13.  Heads Propaganda

14.  Sankhya

15.  Fortbrasil 

16.  Ticket Serviços S/A 

17.  Alelo

 

GPTW - Mulheres - Grandes 2017

1.  Laboratório Sabin

2.  AccorHotels 

3.  Tokio Marine Seguradora

4. Itaú Unibanco

5.  IBM Brasil

6.  Takeda

7.  Dell Computadores do Brasil Ltda

8.  Banco Santander Brasil

9.  Roche Farmacêutica 

10.  Centro Universitário Una

11.  Whirlpool 

12.  SESC/RS 

13.  Atento Brasil