Mauro Capellão.

Mauro Capellão não é mais diretor de canais da Symantec no Brasil.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada pelo Baguete.

Capellão assumiu o cargo em agosto de 2015, vindo da posição de gerente de vendas de canal da Riverbed.

Segundo a reportagem do Baguete pode averiguar, o cargo de Capellão foi eliminado do organograma.

Vale lembrar que a Symantec está sem um country manager no país desde outubro do ano passado, quando Marcos Oliveira trocou a empresa pela Palo Alto Networks após pouco mais de um ano no cargo.

Uma certa dose de rotatividade é normal nos altos cargos das grandes empresas de tecnologia, mas a Symantec está acima da média.

Assim como Oliveira, os últimos dois country managers do Brasil, Eduardo Souza, contratado em 2015 vindo da Dell, e Sérgio Chaia, vindo da Nextel, em 2014, ficaram pouco mais de um ano no cargo.

O período turbulento começou em 2014, quando a Symantec demitiu basicamente todos seus executivos no alto escalão no país, muitos deles profissionais com mais de uma década de casa em uma empresa que era até então bastante estável.

A aposta foi por uma mexida profunda liderada por Chaia, um executivo de alto calibre, mas sem experiência prévia no mundo de segurança da informação e uma carreira feita em empresas voltadas a consumidor final como Sodexo, Pepsico e Pfizer.

A Symantec mexeu a fundo no time de vendas como um todo, renovando 60% da equipe com 30 profissionais oriundos de companhias como IBM, EMC, Dell e Telefônica. A equipe no país ao todo tem 100 pessoas.

O discurso era “mostrar que a Symantec é mais que uma provedora de produtos de segurança”. Um ano depois, Chaia havia saído. Ele foi presidente do conselho da Óticas Carol, uma rede de venda de óculos de baixo custo até junho de 2017.

Desde então, o discurso da Symantec mudou, inclusive em nível mundial.

Em 2015, a Symantec vendeu a Veritas, sua unidade de tecnologias de storage, para o fundo Carlyle Group por um total de US$ 8 bilhões (um pouco mais da metade dos US$ 13 bilhões que pagou em 2005).

A integração entre as duas empresas nunca decolou e com ele o discurso de ser um player diversificado. 

No ano passado, a Symantec botou todas suas fichas no negócio de segurança, com a aquisição da Blue Coat.

Apesar de adquirida, a Blue Coat oferece os líderes da nova Symantec, incluindo o CEO global e o Oliveira, o último country manager brasileiro.

O que não muda é que ninguém fica muito tempo nos cargos.