Baguete
InícioNotícias> Presence mira IoT para varejo

Tamanho da fonte:-A+A

DELPHI

Presence mira IoT para varejo

Júlia Merker
// quinta, 13/07/2017 17:38

A Presence, empresa de desenvolvimento de software e sistemas ERP para o varejo, acaba de lançar um novo pacote de soluções para lojistas com foco em internet das coisas (IoT)

Paulo Sérgio Palmério, presidente da Presence. Foto: Divulgação.

Uma das novidades é o Presence Count, aplicativo baseado no sistema RFID capaz de ler mais de 3 mil etiquetas em aproximadamente 12 minutos. O projeto foi desenvolvido com Delphi, ferramenta de desenvolvimento da Embarcadero, que possibilitou expandir as soluções para as principais plataformas do mercado, dispositivos e sistemas operacionais, incorporando conceitos de mobilidade e IoT.

“O objetivo inicial era modernizar o Elbrus, antigo nome do sistema de gestão, mas não queríamos que essa fosse só mais uma atualização. A ideia era inovar, agregar funcionalidades que dessem ainda mais autonomia e controle para os lojistas. Essa ideia acabou crescendo, a atualização se transformou em uma nova versão, pois vimos que poderíamos ir muito além com os novos recursos do Delphi”, relata Paulo Sérgio Palmério, presidente da Presence.

O sistema foi desdobrado em quatro produtos independentes, com capacidade analítica ampliada, interface de mensagens, localizadores online e outros recursos.

Os módulos que agora integram o portfólio da Presence são Presence Domain (ERP);  Presence Store (frente de loja); Presence Eye (dashboard que apresenta indicadores de performance) e Presence Count.

A ferramenta Count utiliza o sistema RFID e possibilita a leitura rápida de etiquetas via bluetooth, reduzindo o tempo para a contagem de estoque e lançamento de inventário. 

“Uma loja costuma ter de 3 a 6 mil peças estocadas. Para lançar um inventário, são necessárias, normalmente, cerca de 5 horas. Com o Presence Count, esse tempo cai para 12 minutos e a informação pode ser enviada diretamente para a matriz”, completa Palmério.

O aplicativo levou dois meses para ser desenvolvido e poderá ser integrado com outros ERPs. 

“O app foi totalmente construído em Delphi, com saídas para iOS, Android e desktop e custo muito reduzido para desenvolver a tecnologia. Além disso, conseguimos concluir em apenas dois meses um trabalho que, sem um ambiente RAD, multilinguagem e multidispositivo, seria de um ano”, revela o CEO da Presence.

Para modernizar seu carro-chefe e reformular o portfólio, a Presence precisou migrar 6 milhões de linhas de código escritas em Delphi XE2 para a versão atual do Delphi.

“A Presence é um cliente especial, que nos acompanha desde os anos 90 e é um dos casos mais claros que mostram como o Delphi evoluiu. É extremamente gratificante poder contribuir com o avanço de empresas assim, que estão sempre em movimento, levando suas capacidades além e possibilitando que se mantenham competitivas ao abraçar novas tecnologias”, diz José Eugênio Braga, presidente da Embarcadero do Brasil.

Júlia Merker