Sergio Paulo Gallindo. Foto: Divulgação.
A Brasscom, entidade que reúne as maiores empresas de tecnologia do país, desenvolveu currículos de referência para o ensino superior.
Na prática, a Brasscom está dando uma orientação sobre alterações que acredita serem pertinentes na grade curricular dos cursos superiores da área, visando aumentar a aderência dos formados à demanda das suas associadas.
Ao todo, dez currículos já estão lançados. Nove currículos são de referência para os cursos superiores em grau tecnólogo, e um para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
A CESAR School, o braço educacional do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), um dos principais centros de pesquisa e inovação no país, foi contratado pela Brasscom para desenvolver as propostas.
“A Brasscom analisou o ensino superior em tecnologia e um dos achados foi a necessidade de elevação da qualidade dos cursos”, justifica Sergio Paulo Gallindo, presidente executivo da entidade. “Isso permitiria elevar também a aderência dos estudantes, evitando a evasão e, consequentemente, ampliando a oferta de profissionais”, acrescenta Gallindo.
A entidade não aponta o dedo para ninguém em particular.