EDP Smart é focado nas necessidades do consumidor residencial. Foto: Pexels.

A EDP Brasil, uma das maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro, acaba de desenvolver uma plataforma de e-commerce para o EDP Smart, divisão do grupo voltada para clientes residenciais. 

A aplicação foi feita do zero em seis meses pela Programmer’s, uma empresa de desenvolvimento de software paulista, e funciona integrada ao sistema de gestão de relacionamento com clientes (CRM, na sigla em inglês) Microsoft Dynamics usado pela EDP, assim como ao sistema de gestão SAP. 

O projeto envolveu práticas e processos ágeis  junto com o framework do Scrum, para acelerar o desenvolvimento baseando o trabalho em entregas durantes ciclos curtos e constante reavaliação de objetivos.

Lançado em junho deste ano, o portal permite a compra de uma série de produtos e serviços dentro do universo da energia elétrica, indo desde painéis solares até a instalação de um ar condicionado, passando pela infraestrutura necessária para carregar um carro elétrico.

O próximo passo é fazer uso de analytics a fim de coletar dados sobre padrões de consumo e transformá-los em conhecimento a favor da tomada de decisões para os negócios. 

“Precisaremos cada vez mais de dados e informações para navegarmos nesse ambiente digital, que é algo totalmente inovador para um setor tradicional como o de energia. Já definimos 300 indicadores que estão sendo mapeados, englobando a área do Smart como um todo”, diz Nuno Pinto, Head de mobilidade elétrica e negócios B2C da EDP no Brasil.

A Programmer’s tem 31 anos no mercado de soluções digitais, com 200 funcionários baseados em São Paulo, com centros de desenvolvimento em Campinas, Matão e Araraquara, no interior do estado.