Salvatore Bruno (Vela LatAm), Alex Sander (CEO da Onegreen), Gustavo Fortunato (CEO do Ius Natura), Eduardo César (Onegreen) e Leonardo Lage (Onegreen) | Foto: divulgação
A Constellation Software, grande grupo canadense especializado em aquisições de empresas de software, comprou a Onegreen, brasileira de tecnologia para gestão completa de processos de licenciamento ambiental.
O negócio foi fechado pela Vela Latam, uma das marcas do grupo. O valor e os termos da transação não foram revelados.
Fundada em 2010, em Belo Horizonte, a Onegreen foi desenvolvida junto a grandes mineradoras com o intuito de simplificar o processo de licenciamento ambiental.
Sua solução possibilita a gestão do licenciamento, desde o preenchimento da requisição inicial, envolvendo os protocolos junto aos órgãos competentes, os estudos ambientais, até a obtenção e renovação das autorizações.
A ferramenta contempla o armazenamento de todos os documentos relacionados, o monitoramento das condicionantes, a emissão de relatórios com status das licenças e registro de evidências da execução das condicionantes.
De acordo com a empresa, seu produto ajuda as companhias a evitar multas, perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais, recusa de financiamentos e suspensão de atividades.
Entre seus clientes, estão marcas como Aliança, Bauminas, BRK Ambiental, CBA, Gerdau, Hydro, Moove, NTS, Usiminas e AngloGold Ashanti.
Com a aquisição, a Onegreen será integrada à Ius Natura, empresa da Vela Software especializada em soluções digitais para gestão requisitos legais ESG, que deve conectar a gestão socioambiental a esse ciclo de licenciamento ambiental.
A liderança da Ius Natura ficará à frente da gestão, conduzindo a integração das equipes, da tecnologia e dos processos de forma gradual.
“Estamos entusiasmados com a chegada da Onegreen ao portfólio da Ius Natura. Acreditamos que essa integração reforça nossa missão de apoiar empresas com tecnologia de qualidade e soluções que respondem às demandas reais do mercado, mantendo o foco na experiência dos clientes e na continuidade das operações”, afirma Salvatore Bruno, portfolio manager da Vela LatAm.
No mercado desde 1995 e com sede em Toronto, o grupo Constellation Software conta com mais mil negócios de software adquiridas em seu portfólio. A receita total gira em torno de US$ 4 bilhões.
O modelo de negócio é adquirir companhias de software de nicho, visando ter ganho de escala concentrando atividades-meio e promovendo vendas cruzadas.
No Brasil, a Constellation começou a fazer aquisições em 2019, parecendo apostar em empresas com um perfil comum de expertise nas particularidades jurídicas e tributárias do país. Ao todo, foram mais de 15 aquisições, nem todas elas divulgadas.
Entre os negócios conhecidos, estão a Kurier e a Aurum, uma companhia pernambucana e outra catarinense, ambas focadas em software jurídico; a Apdata, de soluções de gestão de recursos humanos; e a Escriba, paranaense de software especializada em sistemas para a área notarial e registral.
