O Atacadão foi comprado pelo Grupo Carrefour em 2007 por R$ 2,2 bilhões. Foto: divulgação.

O Atacadão, rede do Grupo Carrefour Brasil, adotou a solução da CotaBest, startup especializada no mercado de atacado on-line, para desenvolver seu e-commerce voltado ao público B2B.

Para acelerar este processo, a rede atacadista adquiriu 51% da startup, que foi fundada em 2015. A empresa não informou o valor nem os detalhes da transação, mas já vende seus produtos on-line através do site da CotaBest.

A partir da segunda quinzena de outubro, a plataforma estará disponível no próprio site do Atacadão.

Além do canal de vendas on-line do próprio atacadista, a nova plataforma integra uma operação de marketplace com mais de 300 outros sellers. 

Com início no estado de São Paulo, a operação deve ser expandida para todo o país até o fim de 2022 por meio das 29 lojas da empresa. O novo site disponibilizará cerca de 50 mil produtos, sendo 4 mil da operação própria.

Na plataforma, será possível, por exemplo, construir uma lista de compras e receber semanalmente a atualização com os preços mais competitivos oferecidos pelos fornecedores desse ambiente digital.

"A força do modelo do Atacadão, aliada aos avanços que estamos promovendo na digitalização das nossas operações e à tecnologia da CotaBest no marketplace, posiciona nosso negócio para acompanhar as tendências de consumo e consolida nosso plano de expansão no país. É mais um passo para conquistarmos novos clientes, parceiros e ampliarmos nosso market share", afirma Roberto Müssnich, CEO do Atacadão.

Além do marketplace, o Atacadão estabeleceu parceria com os aplicativos de entrega Rappi e Cornershop, possibilitando uma experiência digital nas lojas em que esses aplicativos atuam.

Atualmente, 11 estados são atendidos por este serviço com 26 lojas da rede, disponibilizando cerca de 8 mil produtos — desde itens básicos de limpeza e higiene pessoal até frutas, verduras, legumes e produtos lácteos.

A operação conta com uma equipe de shoppers, dedicados a atender em tempo real os pedidos que chegam via aplicativo.

Com 58 anos de história, o Atacadão foi comprado pelo Grupo Carrefour em 2007 por R$ 2,2 bilhões. Recentemente, o grupo varejista também anunciou um novo e-commerce, porém com a plataforma VTEX.

Hoje, o Atacadão conta com cerca de 50 mil colaboradores, 193 unidades de autosserviço e 29 atacados de entrega, estando presente em mais de 150 cidades em todos os estados do Brasil.

Os números devem aumentar em breve, uma vez que o Atacadão anunciou a aquisição de 30 lojas da rede Makro.