Essa é a quarta compra da Linx no ano e a 33ª desde 2008. Foto: Pexels.

A Linx, especializada em software de gestão para o varejo, fechou a compra da Mercadapp, que oferece uma plataforma white label de soluções para que supermercadistas vendam on-line, por um valor que pode chegar a R$ 10,5 milhões.

Do total, R$ 7 milhões serão pagos em parcelas fixas e outros R$ 2,5 milhões estão sujeitos ao atingimento de metas financeiras e operacionais para os anos entre 2020 a 2022. Mais R$ 1 milhão está condicionado à inexistência de contingências.

Fundada em 2015, a Mercadapp possui sede em Fortaleza e reúne cerca de 38 colaboradores. 

Com soluções de plataforma web e delivery baseadas em nuvem, a empresa atende cerca de 170 supermercados de pequeno e médio porte em 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

O modelo de negócio da companhia é baseado em receita recorrente (SaaS), combinado com uma cobrança por transação. Seu faturamento bruto previsto para 2021 é de R$ 4,1 milhões.

Em nota, a Linx destaca que a aquisição é mais um passo para fortalecer suas soluções de plataforma e app delivery, agora também para supermercados, uma grande oportunidade de crescimento para a companhia. 

“Com isso, a Linx reforça a estratégia de cross selling com a plataforma de vendas de ponta a ponta já oferecida, englobando diferentes oportunidades em Linx Core, Linx Digital e Linx Pay", afirma Alberto Menache, diretor-presidente da Linx.

Essa é a quarta compra da Linx no ano e a 33ª desde 2008, mais ou menos uma a cada quatro meses e meio.

As compras incluíram fornecedores de soluções de nicho para varejo de roupa, farmácias, postos de gasolina, players de e-commerce e um software de RH.

A Linx é uma empresa brasileira com 45,6% do mercado de software de gestão para o varejo, de acordo com a International Data Corporation (IDC).

Com capital aberto na B3 desde 2013, ela se tornou a primeira empresa brasileira de software com capital aberto na NYSE, em 2019. 

A companhia possui mais de 3,5 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 15 filiais pelo Brasil e cinco países da América.