Maurizio Niccolai.

Maurizio Niccolai, ex- gerente de alianças e integradores de sistema da HPE para América Latina, acaba de assumir o cargo de executivo de estratégia de canal da Semantix, companhia brasileira que é uma das maiores parceiras da Cloudera para a região.

Recentemente, a Semantix abriu uma operação no México, com a qual se tornou o primeiro distribuidor no país da Cloudera, dona de uma das distribuições mais conhecidas do framework aberto de análise e distribuição de dados Hadoop.

“Nossos planos de expansão são ambiciosos dentro da América Latina e em outros mercados. A estratégia é bastante sólida e nossos passos são minuciosamente planejados e executados de forma bastante consistente e rápida, assim como o mercado exige”, afirma Niccolai.

Niccolai é um executivo experiente tendo iniciado a carreira no segmento financeiro ainda nos anos 80, passando por posições nas áreas de TI do Unibanco, Itaú e BankBoston.

Em 2005 entrou na então HP, passando por diferentes cargos na área de marketing, canais e alianças com integradores de sistemas.

A empresa brasileira é parceira da Cloudera desde o começo da companhia, em 2011.

A Semantix foi fundada em 2010 por Leonardo Santos, o ex-CTO da marca de surf wear Billabong, com passagens pela Microsoft e Vantix. Também é sócio da empresa Leonardo Dias, que atuou na Catho Online por mais de 10 anos, onde foi gerente de projetos e gerente de estratégia de produtos. 

No ano passado a Semantix abriu uma filial na Colômbia, a partir da qual atende também o Perú e o Chile. Segundo os cálculos da startup, a América Latina deverá responder por 30% do faturamento total da empresa nos próximos anos.

Em março do ano passado, a companhia foi uma das primeiras a receber um aporte do Fundo FIP Multiestratégica InovaBra I do Bradesco.

A empresa trabalha com tecnologias da Cloudera, Intel, Mesosphere, Lucidworks e Datastax. 

A lista de clientes inclui bancos como Itaú, Bradesco e Santander, além de empresas como Claro, Globo.com e Petrobrás.