Vendedores da iPLace aprendem sobre produtos no celular. Foto: Divulgação.
A Chanalmport, empresa ligada ao Grupo Herval que faz a importação de acessórios para produtos da Apple vendidos las lojas iPlace do grupo, está usando um aplicativo baseado em microlearning e gamificação para ampliar as vendas.
O aplicativo, baseado na plataforma Talent Camp da Base, leva informações segmentadas sobre as características dos produtos para os vendedores das 140 lojas iPlace espalhadas pelo país.
“São informações e especificações técnicas que precisam de foco e dedicação para contemplar uma venda segura e clara, ainda mais para clientes tão exigentes e conectados”, explica Maxwell Borges, gerente comercial da ChannaImport.
A ChannaImport possui hoje mais de uma dezena de fornecedores na China continental, Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul.
Entre os principais produtos importados estão acessórios para iPad, iPhone, Apple Watch e iPod, tais como capas protetoras, películas, cabos, adaptadores, carregadores, fones, suportes, etc.
O resultado surpreendeu. Em três meses, a ChanaImport registrou aumento de 20% nas vendas. A título de comparação, foi um pouco menos da metade do impacto gerado pelas festas de final de ano, quando as vendas costumam aumentar 50%.
Com o objetivo de engajar o público das lojas desde o início, o projeto foi executado em duas etapas. Na primeira foi feito um “teste de fogo”, em uma convenção de vendas para todos os gerentes e sub gerentes de lojas da iPlace, um total de 350 pessoas que participaram de uma competição específica pelo app durante três dias.
“O resultado não poderia ser melhor. A ferramenta foi um sucesso, gerou uma competição acirrada e a premiação dos vencedores foi ponto alto na festa de encerramento da convenção” afirma Borges, da ChanaImport.