Nelson Mattos.

A Acesso Digital, empresa paulista de gestão de documentos e digitalização de processos, passou a contar com Nelson Mattos, ex-VP mundial do Google, no seu conselho de administração.

Em nota, a empresa explica que o fundador da companhia, Diego Martins, convidou Mattos após um “período sabático” no Vale do Silício. 

Mattos é um dos profissionais de tecnologia mais bem sucedidos no exterior.

Foi vice-presidente de engenharia e produtos do Google para Europa e Mercados Emergentes entre 2007 e 2014, e vice-presidente de Information e User Technologies da IBM. 

“Espero contribuir com meu conhecimento nas áreas de produto, go-to-market, inovação e cultura interna, estrutura organizacional e estratégia empresarial”, afirma Mattos.

Nos últimos anos, Mattos entrou  em alguns conselhos de administração no Brasil. O primeiro foi o do grupo de comunicação gaúcho RBS, em 2013. No ano passado, foi a vez da Hands, empresa de mobile advertising.

“Eu sempre acreditei que empresas de países emergentes como o Brasil tenham a possibilidade de ter um impacto significativo no mundo. Acredito que a Acesso Digital tem o potencial de ser uma dessas empresas”, agrega Mattos.  

A entrada de Mattos e o sabático de Martins parecem indicar que Acesso está buscando um reposicionamento do mercado. 

Criada em 2007, a empresa teve um boom anos atrás, chegando a figurar no ranking da Deloitte que indica as 250 pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil. 

Foram 142,2% de crescimento em dois anos, fechando com uma receita de R$ 26,2 milhões em 2013. Desde então a Acesso não voltou a divulgar números.

"Acreditamos que o conhecimento de Mattos irá provocar impacto no mercado soluções digitais em gestão eletrônica de documentos, biometria, validação e controle de informações, assinatura eletrônica e etc. Nós pretendemos ser a detentora do maior banco de dados documentais da população brasileira”, destaca Martins.

Em sua nota para imprensa, a Acesso Digital fala em ter a meta de cadastrar, em até três anos, biometricamente pela face toda a população economicamente ativa do Brasil. 

Hoje são 12 milhões de pessoas cadastradas na base e a média é de 1 milhão de novos cadastros por mês. 

Atualmente todo brasileiro que solicita um crédito ou compra um celular em algum dos clientes da Acesso Digital, gera um novo cadastro na base biométrica da empresa, juntamente com os documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço).