Baguete
InícioNotícias> Totvs abre Fluig para desenvolvedores

Tamanho da fonte:-A+A

patrocinado por
TOTVS
ESTRATÉGIA

Totvs abre Fluig para desenvolvedores

Júlia Merker
// quinta, 17/05/2018 12:10

Agora é possível usar o Fluig, produto da Totvs focado em transformação digital, como uma plataforma para desenvolvimento de novos serviços especializados.

Mario Almeida, head de Fluig, analytics & consulting da Totvs. Foto: Divulgação.

O desenvolvimento de ferramentas para o Fluig dentro do modelo conhecido como PaaS pode ser feito dentro da própria empresa, em parceria com outras software houses ou até mesmo pelos próprios usuários.

Para a companhia, o modelo de plataforma como serviço permitirá às empresas acelerarem suas jornadas digitais sem investir em novos softwares, pois ele possibilita a construção de novas soluções de negócios na camada intermediária, sem alterações nos sistemas legados.

“Desde o lançamento do Fluig já estava desenhado um plano de abertura da plataforma. A Totvs quer ampliar seu ecossistema de desenvolvedores, que vem sendo construído desde 2015, e esperou o momento de incluir o Fluig nesse processo”, relata Mario Almeida, head de Fluig, analytics & consulting da Totvs.

Com a evolução da ferramenta, a Totvs busca fortalecer a estratégia do software, lançado há quatro anos, de ser a base tecnológica para os seus mais 2 mil clientes e mais de 2,5 milhões de usuários criarem aplicações de maneira mais simples e ágil.

“Desde o último trimestre do ano passado, pelo menos 10 aplicativos ligados ao Fluig foram lançados, e há outros em processo de validação, para assegurar a qualidade das ferramentas”, completa Almeida.

A abertura espera garantir mais produtos que agreguem valor aos negócios dos clientes. Para isso, a plataforma precisava ser ainda mais fluida.

Recentemente, a companhia lançou a Snowflake 1.6.3, em uma alusão à leveza da ferramenta e do floco de neve, para que as empresas possam expandir o uso da plataforma para além dos módulos já oferecidos.

Na nova versão, as páginas carregam 30% mais rápido. A Totvs acredita que a interface mais clean maximiza a cultura de criação em cima do Fluig e mostra como é possível desenvolver uma solução, mesmo sem um conhecimento avançado em programação e desenvolvimento de software.

“As capacidades de TI Bimodal e o poder de integração dos sistemas legados das empresas são alguns dos assets mais poderosos do Fluig. Em sinergia com a velocidade exponencial de mudanças nas empresas, nós investimos muito para que ela seja a plataforma definitiva para a criação de aplicativos corporativos”, afirma o executivo da Totvs.

Além da produtividade e simplificação de processos, a plataforma Fluig é a base de desenvolvimento de aplicativos com pouco ou quase zero programação.

Na Fluig Store, é possível encontrar diversas soluções que utilizam a ferramenta como ponto de partida, mas caso o cliente ou desenvolvedor queira criar algo novo, encontra na plataforma um ambiente propício para isso.

Dentro desse conceito, a Totvs criou o aplicativo Approval, com intuito de facilitar o processo de aprovações de executivos que utilizam o Fluig para validar fluxo de trabalho como compras, orçamentos, admissões, custos de viagens, entre outras.

O Approval resume as informações mais importantes para análise do gestor em apenas um ambiente – eliminando as telas de um ERP.

Outras novidades são a integração com banco de dados, sem APIs, que permitem modernizar sistemas legados sem necessidade de investir em novas ferramentas; o aplicativo Safe ID, que assegura um nível extra de proteção na identificação do usuário com o uso de token e o monitor de processos, que traz uma visão gráfica para o gestor acompanhar tudo o que é executado na plataforma.

Júlia Merker