PESQUISA

Por dentro do mercado de ERP

18/01/2016 16:18

Ainda existe muita fragmentação no ERP brasileiro. Foto: Shutterstock

Tamanho da fonte: -A+A

O mercado brasileiro de sistemas de gestão para pequenas empresas é amplamente dominado pela Totvs, ainda que com bastante fragmentação e alguns players nacionais emergentes. As multinacionais não apitam nada.

Esse é mais ou menos o panorama desenhado pela primeira pesquisa sobre o tema do Portal do ERP, um site especializado no mercado brasileiro de sistemas de gestão, com 3,1 mil empresas, a maioria delas de pequeno e médio porte.

De acordo com o estudo, a Totvs tem uma liderança significativa do mercado, com 35,86% de participação só para o Protheus. Somado com os produtos RM (5,11%), Datasul (4,77%), Logix (1,04%) e outros da Totvs (1,29%), a gigante brasileira de ERP chega a quase a metade do mercado (48%).

A segunda colocação vai para a categoria "Outros", que somam 24%. Em um estudo que lista participações de 0,06%, isso mostra que um quarto do mercado ainda está nas mãos de companhias minúsculas.

Os primeiros players extra Totvs que aparecem na lista são a Mega e Sankhya, com participações na faixa dos 4,5%, seguidos da Senior, com 2,72%.

Players multinacionais com produtos para pequenas empresas são irrelevantes na pesquisa, com a SAP aparecendo com 1,49% para o Business One. A Oracle tem 0,65%.

Os números da pesquisa do Portal ERP aqui mostram a maior distância em relação com a pesquisa sobre o mercado de TI feita pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), cujos dados sobre ERP são o principal indicador do mercado brasileiro.

No levantamento da FGV, a Totvs tem também a metade do mercado, mas a SAP já aparece com uma presença consistente de 10% e a Oracle com 9% entre as pequenas empresas.

Isso provavelmente se deve ao fato de que a pesquisa da FGV define como pequenas empresas como até 170 usuários de ERP.

Já a do Portal ERP define como grandes (apenas 30% da mostra) indústrias acima de 500 funcionários e empresas de comércio e serviço acima 100, que provavelmente ficariam no grupo de entrada da FGV.

A fragmentação do mercado aumenta a medida que diminui o tamanho das companhias.

Assim, entre grandes e médias o número de "outros" fica entre 15% e 20%. Quando falamos de pequenas empresas, ele chega a 57% e em micro 66,9%.

De acordo com Luciano Itamar, publisher do Portal ERP, esse fatia do mercado está nas mãos de pequenas operações, atendendo algumas dezenas de clientes, e representa uma grande oportunidade para expansão.

“Será um mercado a ser disputado entre os grandes players de ERP e novas companhias que criaram produtos já na nuvem e são mais ágeis e próximas do consumidor”, analisa Itamar.

Do lado dos grandes players, o candidato óbvio é a Totvs, que recentemente atualizou sua oferta para pequenas companhias com o lançamento da linha Fly01.

O espaço das novas companhias na nuvem é mais disputado, mas uma das companhias dessa nova leva já tem uma presença nesse levantamento.

Entre as microempresas pesquisadas pelo Portal do ERP (companhias com até 19 funcionários) a ContaAzul, de Joinville, aparece com quase 3% de participação.

SEGMENTOS

A pesquisa também traz dados segmentados por setor da economia, o que revela a força de alguns players por segmentos, mesmo que a Totvs lidere amplamente todos eles.

Em agronegócio, se vê a maior fragmentação, com 40% do mercado em mãos de "Outros". A Mega também tem uma participação importante, com 6%. O resto está com a Totvs.

Em construção civil, seu nicho de mercado, a Mega tem a maior participação de uma empresa fora do portfólio Totvs, com 28%. Mesmo assim, entre RM e Protheus a Totvs tem mais da metade do mercado.

Na área de distribuição e logística aparece outro player de nicho: a PC Sistemas, recentemente adquirida pela Totvs, tem 7%. A Senior também tem uma participação relevante, com 6,8%.

Veja também

DATA CENTER
CBC migra SAP para UOLDiveo

Fabricante de armas e munição adotou serviços para ampliar sua estrutura de TI na nuvem.

CONTRATAÇÃO
Senior tem nova gerente em SP

Tainah Oliveira atuava como territory sales manager da Interactive Intelligence.

CARREIRA
Sonda IT tem novo diretor para AMS

Eduardo Floriano gerente de produto da Softtek até fevereiro deste ano.

ERP
Mega abre canal no Norte

A filial está sediada em Belém, no Pará.

TOTVS
FTD Educação adota Fluig

A solução é focada na gestão comercial e é usada pelos 250 consultores comerciais da editora.

OFERTA
Totvs libera Fluig Messaging grátis

Empresa quer aumentar a presença do Fluig oferecendo solução no modelo freemium.