Baguete
InícioNotícias> Essilor adota MDM da MD2

Tamanho da fonte:-A+A

INTEGRAÇÃO

Essilor adota MDM da MD2

Júlia Merker
// quinta, 18/08/2016 11:51

A Essilor Brasil, parte do grupo global líder na fabricação de lentes oftalmológicas, adotou uma plataforma unificada de gestão da informação. A integração inclui a solução MDM (Master Data Management) da MD2 Consultoria e Negócios. 

A Essilor Brasil é parte do grupo global líder na fabricação de lentes oftalmológicas. Foto: Divulgação.

Com a solução, a empresa vê melhoria do relacionamento com os clientes e maior visibilidade de informações para atendimentos personalizados. 

A solução viabiliza também a gestão centralizada da qualidade da informação, além de propiciar a governança de dados em nível corporativo.

Desde 2005, a Essilor vem pondo em prática uma estratégia de negócios ancorada na aquisição e formação de parcerias com outras empresas do setor. Desde então, mais de 150 operações desse tipo foram realizadas para ampliar o portfólio e fortalecer a estrutura logística e expansão do market-share.

De acordo com Jorge Osman, CIO da Essilor, a cada nova incorporação ou associação operacional, a Essilor absorve grandes quantidades de silos de dados heterogêneos com informações estratégicoa, mas difíceis de integrar na inteligência de negócios. 

"São informações preciosas que, junto com o acervo já existente, ajudam a aumentar a competitividade da Essilor, mas trazem desafios, como formas de representação com grafias distintas, práticas cadastrais incompatíveis e variações no armazenamento dos dados mestres", explica.

Para resolver esta complexidade, a MD2 apresentou à empresa um modelo de infraestrutura de dados com arquitetura orientada a serviços (SOA). A estrutura explora recursos funcionais da plataforma IBM InfoSphere Information Server, empregando metodologia de integração, padronização, enriquecimento, correlacionamento e curadoria de dados.

Com estes recursos, a solução da MD2 aplicada na Essilor identifica inconsistências cadastrais e peculiaridades estruturais para que o time de integração possa customizar o motor de captura e unificação dos dados no menor tempo possível.

Através de um console gerencial, a solução oferece uma plataforma de governança para que o time de gestão de dados visualize todo o processo com apoio de relatórios e indicadores.

O projeto possui também uma estratégia de retroalimentação dos sistemas fonte e dispõe de mecanismos de integração que compartilham estas informações com os demais sistemas de tomada de decisão da organização.

"Com a plataforma de MDM da MD2 associada ao nosso CRM, a Essilor passou a deter uma dimensão clara de cada pessoa que se relacionava com qualquer empresa do grupo”, afirma Ana Imelk, Supervisora de TI da companhia. 

Após integrar todas as bases de informação de clientes da Essilor, a MD2 concluiu a integração das informações sobre centenas de milhares de itens relacionados aos produtos e insumos de produção das diversas empresas e unidades de negócio da Essilor. 

"Com isto se tornou possível garantir uma visão unificada dos produtos e possibilitou maior assertividade nas análises comerciais e de marketing da operação", afirma Márcio Guerra, diretor da MD2. 

A Essilor ainda está se beneficiando de recursos de BPM (em funções de workflow de pré-cadastro de clientes e produtos), que passaram a agregar funcionalidades de gestão das regras de negócio, colaboração entre as equipes envolvidas e automação nos alertas e notificações de situações que violassem as regras de governança.

Atualmente a Essilor está implantando no Brasil o Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que tem por objetivo centralizar as operações financeiras das empresas do Grupo. O MDM de produtos e clientes forma a base de dados qualificada para a operação do CSC.

A Essilor é conhecida por produtos como as lentes Varilux, Crizal, Kodak e Xperio.

Júlia Merker