Fábio Benoit, diretor da Benoit, e Ney José Lazzari, reitor da Univates. Foto: Elise Bozzetto.

A Univates, em Lajeado, e as Lojas Benoit assinaram um contrato de locação de infraestrutura de data center. Com isso, a Benoit passou a utilizar o data center da Univates para armazenar seus serviços de tecnologia da informação

Atualmente, os servidores da Univates ocupam aproximadamente 40% da área física do data center, o que fez com que o Projeto Colocation, como foi batizada a possibilidade de locação do espaço, fosse viabilizado.

“A ideia é disponibilizar até 50% de nossa estrutura para empresas da região que necessitem desse tipo de serviço. Ainda assim, a Univates tem possibilidade de crescimento e expansão da sua estrutura”, comenta o gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação da Univates, Paulo Roberto Mallmann.

A solução é possível pois a cada atualização de equipamentos, eles são substituídos por máquinas menores, com capacidade maior e que consomem menos energia, dissipando menos calor. Por isso, ao longo dos anos, o data center da Univates foi ficando amplo para o uso exclusivo da universidade. 

Além disso, a Univates, por ser um PTT (ponto de troca de tráfego), no qual a maioria das empresas de telecom da região trafega, facilita a contratação de link de dados com esses provedores, o que aumenta o poder de barganha da empresa contratante. Hoje, 14 provedores que passam pela Univates.

“Além da formação de pessoas e qualificação profissional, também devemos ser parceiros das entidades que ajudam a desenvolver nossa economia. Esta é uma oportunidade de ajudar as empresas a alavancarem seus serviços de TI e também de diluir os custos da instituição com a infraestrutura”, pontua o pró-reitor Administrativo da Univates, Oto Roberto Moerschbaecher,

Para Fábio Benoit, a locação otimiza recursos para a empresa e reconhece o trabalho realizado pela Univates. 

“Buscávamos uma solução para termos mais segurança em relação aos nossos dados. Inicialmente, faríamos nosso próprio data center mas, como surgiu a oportunidade de transferir para a Univates, resolvemos investir na instituição”, completa.

Com mais de 190 lojas e 2,8 mil colaboradores espalhados pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a rede de varejo Benoit tem um centros de distribuição localizados em Lajeado e em Araranguá.

A Univates atualmente oferece 46 cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia), 1 sequencial, 14 técnicos, 25 pós-graduação, além de diversos cursos de extensão.