Daniel Scherer, gerente de TI do Grupo Sabemi. Foto: Divulgação.

O Grupo Sabemi, formado por empresas que atuam nos segmentos seguros, previdência, tecnologia da informação e serviços financeiros, vai migrar seu data center secundário para a Azure, nuvem da Microsoft.

A Cloud2Go será a responsável pelo projeto, que deve ser finalizado ainda no mês de agosto.

“A Sabemi permanecerá com o data center primário local, mas terá essa primeira experiência com a Azure para poder avaliar possíveis mudanças maiores no futuro”, relata Daniel Scherer, gerente de TI do Grupo Sabemi.

O projeto faz parte de uma série de investimentos do grupo na área de tecnologia. A empresa aplicou cerca de R$ 10 milhões em projetos recentes em áreas como infraestrutura, automação e inteligência artificial. 

Em junho, por exemplo, a empresa adotou a suíte Office 365, da Microsoft, para organizar as atividades corporativas e melhorar a comunicação interna. Além de ferramentas para e-mail e troca de documentos, a Sabemi inaugurou sua rede social corporativa no Yammer, que integra o pacote da Microsoft.

No grupo, há 700 usuários do Office 365. A adoção da suíte foi feita com apoio da SoftwareOne.

Além de projetos para mudanças na operação interna do grupo, a empresa tem investido em novas ferramentas para os clientes. Nos últimos oito meses, o app Sabemi Digital ganhou mais força, com novos recursos implementados.

“Com o sistema, a Sabemi pode migrar toda a formalização de contrato para o modelo digital, com recursos como certificação digital e selfie para prova de vida do cliente com inteligência artificial para avaliação das imagens”, explica Scherer.

Para o desenvolvimento do aplicativo, a Sabemi conta com uma equipe própria. Na área de tecnologia, a empresa possui uma equipe de aproximadamente 60 pessoas.

“O aplicativo está em constante evolução. Enquanto hoje ele faz a formalização do contrato, a ideia é atingir um nível em que toda a venda possa ser feita diretamente pela solução móvel”, destaca o CIO.

A empresa do Rio Grande do Sul possui mais de 900 mil clientes e 38 filiais espalhadas por todo o Brasil. Atualmente, os produtos e serviços da Sabemi são comercializados por meio de 1029 pontos de distribuição, formado por representantes e corretores de seguro.