Receita começou a melhorar o SPED. Foto: divulgação.

A Receita Federal começou o processo de aperfeiçoamento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), batizada de SPED 2.0.

Assim como já vem fazendo desde o começo da implementação da nota fiscal eletrônica, há mais de 10 anos, a Receita está trabalhando com um grupo de grandes empresas e consultorias de tecnologia selecionadas. Nesta ocasião, o piloto tem 37 integrantes.

Eles estarão envolvidos nas primeiras implantações, a partir do qual a experiência será replicada no mercado como um todo. Para as empresas de tecnologias participantes, o esforço é recompensado com uma vantagem na curva de aprendizado das novidades.

As empresas que estão participando são na sua grande maioria consultorias especializadas em tecnologia para área tributária: Allsped, Asis Projetos, MXM, Thomson Reuters, Decision IT, Easy Way e Synchro.

Fora desse grupo temos a Claro, a especialista em soluções de RH LG e a SAP, multinacional de sistemas de gestão.

O projeto SPED 2.0 tem como foco as melhorias no ambiente de negócios do país, integração de processos relacionados ao controle das administrações tributárias e a redução de custos para as empresas.

De acordo com o FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP), as empresas no Brasil desembolsam mais de R$ 30 bilhões por ano para atender o fisco.