A TÜV Rheinland Brasil acaba de inaugurar um Laboratório de EMC em SP. Foto: Divulgação.
A TÜV Rheinland Brasil acaba de inaugurar um Laboratório de EMC (Compatibilidade Eletromagnética), Wireless e Dispositivos IoT (Internet das Coisas) em São Paulo. Com investimento de R$ 3 milhões, o ambiente unifica os processos de certificação e ensaios em diversas áreas de atuação da empresa.
Acreditado pelo Inmetro, o laboratório é o único na cidade de São Paulo a estar ligado a uma certificadora. Hoje, o market share da TÜV Rheinland Brasil na certificação de dispositivos IoT é de 5%. Com este investimento, a expectativa é que a participação de mercado alcance 20% nos próximos três anos.
O grupo TÜV Rheinland possui laboratórios dedicados a estas tecnologias em vários países como Estados Unidos, Suécia, Japão, China e Índia.
Em São Paulo, a empresa irá realizar os ensaios de compatibilidade e de interferência eletromagnética em equipamentos eletromédicos com tecnologia embarcada; produtos de tecnologia da informação e de telecomunicações; equipamentos para telemetria e controles de acesso e máquinas com eletrônica embarcada.
Quando um produto elétrico ou eletrônico está em conformidade com suas especificações técnicas e requisitos normativos, ele não provoca interferências em outros equipamentos e nem em si próprio, bem como atende aos níveis de imunidade estipulados.