OPEN FINANCE

Banco Inter implementa JSR com Sensedia

Instituição registrou um aumento de 20 mil para 200 mil pagamentos mensais em quatro meses.

18 de novembro de 2025 - 12:37
Foto: divulgação.

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O Banco Inter, um dos principais bancos digitais do país, implementou a Jornada Sem Redirecionamento (JSR), uma inovação do Open Finance, com a Sensedia, empresa brasileira de gerenciamento de APIs.

Na prática, a JSR permite que usuários concluam pagamentos através de dados bancários salvos em carteiras digitais, sem a necessidade de serem redirecionados para o aplicativo do seu banco. Essa funcionalidade viabiliza o Pix por aproximação, por exemplo.

Para se adaptar, o Inter enfrentou desafios como a falta de infraestrutura, o tempo curto para o piloto e uma equipe interna reduzida, tornando o desenvolvimento de uma solução interna inviável. 

Além disso, as alternativas de parceiros estrangeiros apresentavam custos elevados, dificultando a implementação do projeto.

De acordo com Helcio Philippe Gonçalves Gomes, senior tech manager do Inter, a Sensedia foi a única empresa que aceitou assumir o desafio dentro do prazo exigido pelo regulador, enquanto outros players pediam prazos maiores, incompatíveis com a urgência do projeto. 

“A Sensedia nos ajudou a entrar na data do piloto, cumprindo todos os requisitos regulatórios e ainda aumentamos em dez vezes a média de pagamentos mensais. Hoje, o Inter é uma das instituições que mais faz uso desse fluxo por meio de carteiras digitais como o Google Pay”, ressalta Gomes.

Com a adaptação, o banco registrou um aumento de 20 mil para 200 mil pagamentos mensais via Open Finance em quatro meses, alcançando uma redução de até 50% nos custos operacionais.

Após resultados, o Inter também implementou o Compartilhamento de Dados com a Sensedia. 

Hoje, o banco utiliza diversas soluções da empresa, como Open Finance, API Management, Analytics para gestão e insights de arquitetura, Events Hub para o Motor de Qualidade de Dados, Open Ops para implementação contínua de jornadas Open Finance e serviços profissionais de consultoria especializada.

Segundo o gerente, o processo dá tranquilidade porque garante que todas as informações regulatórias sejam prestadas de forma correta e transparente aos órgãos competentes.

“O próximo passo é que a Sensedia seja nosso fornecedor para todo o fluxo de detentores de conta, consolidando uma stack completa para suportar novas jornadas, como compartilhamento de dados, portabilidade de crédito e outras evoluções regulatórias”, adianta Gomes.

O Inter tem origem em 1994, em Belo Horizonte, ainda com o nome Intermedium Financeira, que depois virou Banco Intermedium. A conta digital veio em 2015 e o nome Banco Inter só em 2017.

No ano seguinte, a companhia fez um IPO na B3, a bolsa de valores brasileira, e, em 2022, migrou a base acionária para a Nasdaq, nos Estados Unidos. Em 2024, a instituição faturou R$ 10 bilhões, alta de 23,9% em comparação com o ano anterior.

A fintech conta com 3,6 mil colaboradores e está presente em 99% dos municípios brasileiros, além dos Estados Unidos, totalizando 40 milhões de clientes. Entre os seus serviços, estão banco, investimentos, empréstimos, shopping virtual, seguro e transações cross border.

A Sensedia é resultado de um spin-off da CI&T, uma grande companhia campinense na área de desenvolvimento de software (com grande presença internacional, inclusive), em 2006.

Hoje, a empresa é uma multinacional provedora de plataforma de gerenciamento de APIs, soluções de integrações e microsserviços, além de serviços profissionais.

Entre os seus clientes, estão nomes como Sicredi, Stefanini, SulAmérica, Natura, Cielo, Honda, Cinemark, Elo e Netshoes.