Bob Wollheim.

A CI&T, empresa de desenvolvimento de software e um dos nomes em alta no setor de tecnologia nacional, acaba de reforçar a sua operação de Bob Wollheim como novo Chief Strategy Officer (CSO).

Wollheim é um nome muito conhecido no mercado de comunicação e empreendedorismo digital no país.

O profissional está no mercado de publicidade desde os anos 90 e foi um dos primeiros no segmento a ver as oportunidades da digitalização.

Wollheim foi Head of Digital do Grupo ABC, uma das maiores empresas de comunicação país, posição na qual onde foi responsável por coordenar a compra de diferentes agências digitais e pelo programa StartUsUp, que incentiva funcionários do grupo a empreender.

O novo CSO da CI&T também já sentou no board do CESAR, parque tecnológico de Recife que está entre os maiores do país e foi um dos fundadores do Startupi, um portal de notícias sobre a cena empreendedora do país, com braços em eventos e educação.

"Em tempos exponenciais, empresas inovadoras têm o grande desafio de narrar com velocidade e simplicidade a inovação e a disrupção que trazem para o mercado. Tendo isso em mente trago para CI&T um olhar de comunicação, mas também de transformação de Líderes, tema ao qual venho me dedicando nos últimos anos", afirma o executivo. 

Fundada em 1995 por três profissionais recém formados da Unicamp, para oferecer serviços de fábrica de software, a CI&T quer um lugar entre as grandes empresas brasileiras de tecnologia.

A meta da companhia é dobrar de tamanho a cada três anos e atingir a receita global de R$ 1 bilhão em 2020, sendo 50% gerada internacionalmente (85% nos EUA). 

Em 2018, a CI&T registrou um faturamento de R$ 600 milhões.

Como diferencial frente aos players estabelecidos, a CI&T aposta forte em conceitos como lean na sua cultura de desenvolvimento de software, com aplicação de ferramentas de design thinking, design sprint, analytics e marketing digital.

Em agosto, a empresa também investiu US$ 2 milhões para abrir um Prisma, um dos seus espaços de inovação e transformação digital, em São Francisco, na Califórnia. 

O discurso de agilidade e transformação digital já é comum em muitas empresas de tecnologia do Brasil, assim como, pelo menos para as maiores, abrir centros de desenvolvimento ou tratar de manter laços com o Vale do Silício.

O que é menos comum é contratar profissionais com a experiência de Bob Wollheim no segmento de comunicação e marketing.