STREAMING

2015: melhor ano para Spotify

11 de janeiro de 2016 - 10:20
Spotify tem vantagem sobre o Apple Music. Foto: Shutterstock.

Spotify tem vantagem sobre o Apple Music. Foto: Shutterstock.

Depois que a Apple resolveu se vangloriar dos bons números de sua plataforma Apple Music, que fechou 2015 com cerca de  de 10 milhões de assinantes, o Spotify não quis deixar por menos, anunciando que 2015 foi o melhor ano para o serviço.

Segundo destacou o líder de comunicação do Spotify, Jonathan Prince, para o Business Insider, a empresa registrou no segundo semestre do ano passado o ritmo de crescimento mais rápido na história da companhia.

Embora não tenha divulgado números sobre o crescimento no segundo semestre, o Spotify registrou 20 milhões de assinantes ativos em junho de 2015. De acordo com o site norte-americano, o ritmo de crescimento apontado por Prince joga a atual base de assinantes do site em algo próximo dos 30 milhões, uma margem considerável em relação com o serviço da Apple.

"Por enquanto, o Spotify tem uma vantagem larga sobre a Apple. Entretanto, a Apple tem a vantagem de entregar o seu app já instalado nos iPhones, algo que continuará a estimular o crescimento de assinantes e trará um desafio para o Spotify", afirmou Jay Yarow, do Business Insider.

Para a Apple, a adoção de apps nativos na iOS é bastante aceita por usuários do iPhone. Um exemplo é o do Apple Maps, que é mais popular entre os donos de iPhone que o mais popular Google Maps. Segundo a Apple, o uso de sua plataforma de mapas é três vezes maior que a do Google.

Além disso, o fato que a Apple já possui um terço do número de assinantes do Spotify em menos de um ano também pode ser preocupante para o Spotify, uma empresa avaliada em US$ 8,5 bilhões.

Outro fator interessante é a base potencial que a Apple ainda tem em mãos. A companhia tem cerca de 800 milhões de cartões de créditos em seus cadastros da App Store.  Isso quer dizer que apenas 1,25% dos clientes em potencial do Apple Music foram alcançados. A preocupação do Spotify pode estar apenas começando.