Gabrielle Jaquier, COO da Venuxx. Foto: Divulgação.

A Venuxx, plataforma de transporte exclusiva para o público feminino, agora conta com um recurso de reconhecimento facial que busca reforçar a segurança de motoristas e passageiras.

O sistema utiliza as ferramentas de reconhecimento facial e de gênero da Saffe e da Microsoft. As duas soluções combinadas realizam verificação facial, detecção facial, reconhecimento de emoções, identificação de rosto, entre outras funções.

Com o recurso, a Venuxx pode atrelar o rosto das condutoras e passageiras, por meio de uma foto, ao CPF, confirmando a identidade da mulher. 

Quando o cadastro é aprovado, a tecnologia do app passa a monitorar o rosto que está na frente do celular. A função previne que as motoristas e clientes sejam vítimas de fraudes, roubos e furtos.

“A tecnologia de reconhecimento facial da Venuxx não trata apenas a questão de gênero e, sim, confirma a identidade da pessoa. Ou seja, não basta identificarmos como uma mulher, se não garantirmos que vai ser ela mesma que utilizará no dia a dia”, explica Gabrielle Jaquier, COO da Venuxx.

O aplicativo opera hoje em Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo. A ferramenta conta com mais de 40 mil usuárias cadastradas. 

“A Venuxx não tem força para acabar com o assédio sozinha. Isso é impossível e foge do nosso controle. No entanto, queremos diminuir ao máximo esse tipo de problema dando à mulher o direito de escolha e garantindo o seu direito de ir e vir”, finaliza a executiva.

A Venuxx foi fundada em 2016 e, após participar de processos de aceleração, recebeu aporte da Bossa Nova Investimentos. 

Enquanto outros apps de transporte costumam cobrar do motorista uma taxa por corrida que varia de 5% a 25%, a Venuxx fica com um valor fixo de R$ 1,00.