Solução pode ser usada por qualquer hospital do Brasil. Foto: divulgação.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), referência para o enfrentamento ao novo coronavírus, vai utilizar o aplicativo de triagem, desenvolvido pela uMov.me para assistência a pacientes com suspeita de Covid-19.
Segundo a empresa, a solução é resultado da atuação conjunta da uMov.me e do serviço de epidemiologia do HCPA, com um total de 2 mil licenças doadas ao hospital.
O aplicativo foi idealizado com base nos dados científicos do National Early Warning Score (NEWS), acrescido de informações sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), diabetes mellitus e idade.
Eles serão utilizados para estratificação dos pacientes, de acordo com necessidade ou não de internação. O app também indica o local da internação, gerando mais agilidade e efetividade na gestão de recursos do hospital.
À medida que os médicos vão cadastrando as suas tomadas de decisões, os dados são organizados, criando uma base de conhecimento sobre a triagem efetiva para a covid-19, o que pode ser usado para reconhecer padrões e ampliar a experiência compartilhada.
“O objetivo é incentivar a padronização nas tomadas de decisão para que possamos maximizar o uso de recursos, melhorando constantemente os padrões e, em caso de aumento significativo da pandemia, possibilitar que outros médicos possam seguir padrões testados e homologados”, afirma Helena Barreto, coordenadora do programa.