Solução pode ser usada por qualquer hospital do Brasil. Foto: divulgação.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), referência para o enfrentamento ao novo coronavírus, vai utilizar o aplicativo de triagem, desenvolvido pela uMov.me para assistência a pacientes com suspeita de Covid-19.

Segundo a empresa, a solução é resultado da atuação conjunta da uMov.me e do serviço de epidemiologia do HCPA, com um total de 2 mil licenças doadas ao hospital.

O aplicativo foi idealizado com base nos dados científicos do National Early Warning Score (NEWS), acrescido de informações sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), diabetes mellitus e idade.

Eles serão utilizados para estratificação dos pacientes, de acordo com necessidade ou não de internação. O app também indica o local da internação, gerando mais agilidade e efetividade na gestão de recursos do hospital.

À medida que os médicos vão cadastrando as suas tomadas de decisões, os dados são organizados, criando uma base de conhecimento sobre a triagem efetiva para a covid-19, o que pode ser usado para reconhecer padrões e ampliar a experiência compartilhada.

“O objetivo é incentivar a padronização nas tomadas de decisão para que possamos maximizar o uso de recursos, melhorando constantemente os padrões e, em caso de aumento significativo da pandemia, possibilitar que outros médicos possam seguir padrões testados e homologados”, afirma Helena Barreto, coordenadora do programa.

“Nosso expertise é criação de aplicativos para apoiar o trabalho de pessoas em campo, otimizando recursos e aumentando a produtividade, assim como oferecer a gestão dados para a tomada de decisão. A solução está pronta e pode ser usada por qualquer hospital do Brasil e contamos com o apoio da AWS para essas ações”, destaca Alexandre Trevisan CEO da uMov.me.

O HCPA é um hospital público e universitário vinculado administrativamente ao Ministério da Educação (MEC) e academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Com a maioria formada por pacientes do SUS, a instituição realiza anualmente cerca de 567 mil consultas, 3,2 milhões de exames, 33 mil internações, 49 mil cirurgias, 407 transplantes e 3,1 mil partos.

A uMov.me possui uma plataforma de construção de aplicativos B2B sem programação, com mais de 250 mil usuários ativos na plataforma e mais de 26 mil aplicativos criados ao longo dos 9 anos de atuação no mercado.

Entre seus clientes, estão Stefanini, Transportadora Plimor, Darcy Pacheco, Even Construtora, IESA e  Killing Tintas.