O Sistema Unicred contabiliza R$ 13,6 bilhões em ativos totais. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Unicred, cooperativa financeira com 279 agências em todo o país, sofreu um ataque cibernético nesta segunda-feira, 22.

Em nota, a organização informou a indisponibilidade de "parte de seu sistema e canais digitais" e garantiu que, até o momento, não foi identificado comprometimento de quaisquer dados de cooperados ou outras informações internas.

O site da cooperativa está indisponível, exibindo somente o comunicado com as informações sobre o incidente.

Nele, a Unicred não dá mais detalhes sobre a natureza ou extensão do ataque e, de acordo com o site CISO Advisor, nenhum grupo de ransomware reivindicou a sua autoria até o momento. 

“A equipe técnica da instituição está trabalhando na normalização dos serviços e todos os protocolos de segurança foram acionados. A Unicred conta com o apoio e a compreensão de seus cooperados e manterá o mercado informado de qualquer situação relevante relacionada ao tema”, afirma a cooperativa.

Criado há 30 anos, o Sistema Unicred contabiliza R$ 13,6 bilhões em ativos totais. São 35 cooperativas e aproximadamente 280 unidades de negócios em 15 estados brasileiros, com mais de 220 mil cooperados.