Autarquia supervisiona e fiscaliza as atividades de infraestrutura ferroviária e rodoviária. Foto: divulgação.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) adotou o Microsoft Teams, plataforma que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos, com a Brasoftware, uma das maiores integradoras de tecnologia do país.

Cliente da integradora desde 2017, a ANTT já havia implementado o Office 365 para os seus mais de 1,8 mil funcionários.

Após a instalação do Teams em todas as esferas e localidades da organização, houve treinamentos ministrados pela equipe da Brasoftware, além de uma campanha de conscientização e divulgação da nova ferramenta para todos os colaboradores.

"Como a implementação do projeto ocorreu antes da pandemia, a ANTT já estava na vanguarda para lidar com essa crise, estando preparada para se adaptar à nova realidade e continuando a entregar um serviço de qualidade e excelência para os contribuintes", conta George Lacerda, gerente de serviços da Brasoftware.

Hoje a ANTT realiza 90% de suas reuniões através da plataforma, incluindo momentos como reuniões de diretoria, gestão de equipes e feedbacks, além de confraternizações e celebrações.

"O ponto principal desse projeto foi a disponibilização de uma ferramenta integrada que, além de compartilhar informações e facilitar a comunicação entre colaboradores, aumentou a produtividade dos servidores de uma forma integrada e de fácil compreensão", destaca Uendel da Silva Tavares, gerente de infraestrutura tecnológica da ANTT. 

Além da comunicação interna, as interações com a sociedade, como audiências públicas e comissões, também passaram a ser feitas de forma virtual.

"O projeto foi fundamental para dar mais ferramentas e permitir uma forma de trabalho mais assertiva ao usuário final do setor público, aumentando a produtividade e eficiência no dia a dia do trabalho”, afirma Fabio Souza, gerente de vendas de soluções da Brasoftware.

A ANTT foi criada em 2001 e é uma autarquia federal com mais de 10 regionais espalhadas pelo país para regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de infraestrutura ferroviária e rodoviária.

Fundada em 1987 na capital paulista, a Brasoftware atua com soluções de companhias como Microsoft, Arcserve, Autodesk, Adobe, Citrix, Symantec-Broadcom, McAfee, Corel, VMware, PaloAlto e ForcePoint.

Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. 

A Brasoftware tem clientes como Ache, Bradesco, Claro, EY, Grupo Votorantin, Kroton, Serasa Experian, SKY, LATAM, Tecban, Telefonica, Totvs, TJ-SP e MPRJ.